ZMOT e a jornada de compra do consumidor

Conteúdo MKOM

Conteúdo MKOM

O ZMOT, ou Zero Moment of Truth, vem se destacando nos últimos anos por conta de sua relação com a jornada de compra do consumidor.

Com as diversas transformações digitais vivenciadas pela sociedade, o comportamento do consumidor também foi modificado, exigindo novas análises sobre as estratégias mais eficazes para que uma marca alcance seu público-alvo.

Assim, desde sua criação, liderada pelo Google em 2011, o conceito de “momento zero da verdade”, em português, vem se popularizando e trazendo novas contribuições para diversas marcas.

O que é o ZMOT (Zero Moment of Truth)?

A sigla pode parecer familiar para as marcas que já estão no mercado há mais tempo, pois se trata de uma atualização do FMOT, ou seja, o First Moment of Truth.

O termo antigo havia sido criado em 2005 e consistia no momento em que um cliente tem sua primeira experiência direta com um produto, um marco fundamental em sua jornada de compra.

No entanto, em 2011, o Google conduziu uma pesquisa em parceria com a Shopper Sciences, na qual foram entrevistados cerca de 5000 consumidores.

O resultado do estudo levou à criação do ZMOT, que está associado à mudança no comportamento dos indivíduos em relação ao consumo.

Assim, o conceito corresponde ao momento em que um consumidor é impactado por um produto antes mesmo de identificar que necessita dessa solução ou ser exposto a uma campanha de marketing.

Qual a relação entre ZMOT e comportamento do consumidor

Toda marca que está em busca de um bom desempenho no mercado deve estar atenta às mudanças no comportamento do consumidor, que ocorrem pouco a pouco e de forma constante.

Um exemplo prático desse processo é a utilização crescente do WhatsApp no atendimento ao cliente, que se mostra bastante efetiva por conta de sua grande popularidade entre os brasileiros.

Outras mudanças são ainda mais abrangentes, como é o caso dos impactos causados pelo crescimento da internet e suas interferências nos hábitos de consumo dos indivíduos.

O ZMOT está atrelado a essas alterações no comportamento do consumidor, pois reflete a influência exercida pelo ambiente digital sobre a decisão de compra dos usuários.

Uma pesquisa realizada pelo Opinion Box com usuários do Instagram aponta que 58% dos entrevistados disseram já ter comprado algo que um influenciador digital estava indicando.

Essa é uma tendência crescente no ambiente digital, com a disponibilização de informações a respeito de um produto atuando diretamente no estímulo do interesse do consumidor.

Assim, com a constante chegada de novas informações através de redes sociais e mecanismos de busca, o desejo pela compra de um item pode ocorrer antes mesmo de se identificar a necessidade de uma solução.

Entenda os pilares do ZMOT 

O ZMOT depende de alguns fatores para que seja explorado com eficiência por uma marca.

Um bom ranqueamento em mecanismos de busca, que pode ser aprimorado através de técnicas de SEO, é o primeiro pilar, pois posições mais altas são as mais visitadas pelos usuários, gerando mais visibilidade para um produto.

O segundo pilar consiste no fator comparativo, ou seja, a análise a respeito das diversas opções oferecidas ao consumidor pelo mercado.

Afinal, além de levar seu produto ao usuário, é preciso que ele se destaque de alguma maneira entre a concorrência, tornando a sua solução preferível em relação às demais.

O terceiro pilar corresponde às avaliações positivas, que têm grande importância para o consumidor atual. Nesse sentido, melhorar a experiência do cliente com a sua marca é também uma forma de atrair novos consumidores.

Por fim, o quarto pilar se refere aos descontos e cupons promocionais, que têm grande peso sobre a decisão de compra.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 28% dos consumidores têm o hábito de utilizar sites e aplicativos de descontos, enquanto 43% costumam utilizar cupons.

Assim, explorar o ZMOT e estar atento aos seus pilares é fundamental para que as estratégias da marca estejam alinhadas aos hábitos de consumo atuais.

Agora que você já conhece esse conceito e sua importância, confira nosso post sobre a importância da buyer persona para o seu negócio!

Sumário

Inscreva-se na Newsletter

Compartilhe em sua rede:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Comentários