WhatsApp Business API: quais os benefícios?

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Você já ouviu falar no WhatsApp Business API? Caso ainda não, ao entrar em contato com alguma empresa por esse canal provavelmente ela estava usando.

Quando falamos em API, muitas pessoas não entendem exatamente do que se trata, o que é perfeitamente normal, já que a população em sua grande parte está acostumada a usar a versão original do WhatsApp, para falarem com amigos, família e mais.

A verdade é que esse é um dos aplicativos de troca de mensagens mais usados no mundo e além do app que muitas pessoas possuem no celular, ele possui outras ferramentas, possibilidades de integração e do uso em maiores proporções.

Empresas de cobranças, SAC, centrais de atendimento e até mesmo a secretaria de uma grande empresa são alguns dos exemplos dos maiores usuários do WhatsApp Business API, que por sua vez é de fácil uso e sem grandes segredos.

Pense na seguinte situação: você precisa enviar um aviso para mais de 1000 pessoas simultaneamente e o WhatsApp é o principal canal para isso. 

Sem usar qualquer outra ferramenta além do seu celular, provavelmente você passaria horas enviando mensagens de pessoa a pessoa.

Agora pense em outra solução: em poucos cliques, você envia para essas 1000 pessoas, mensura o resultado do disparo e ainda pode realizar outras atividades enquanto todo esse processo ocorre. Muito mais simples, certo?

É aí que entra o WhatsApp Business API, um verdadeiro braço direito de empresas que precisam usar o potencial máximo desse app para falar com os seus clientes, seguidores, usuários e leads.

Entenda mais do que se trata esse serviço e o que é uma API para WhatsApp Business nesse texto. Tenha uma boa leitura.

O que é o WhatsApp Business API?

Sabendo do grande uso do WhatsApp por empresas de diferentes tamanhos, em 2018 os criadores do app criaram a versão Business, ou seja, uma plataforma com upgrades para empresas que usavam o antigo app para fazer negócios, mas que tinham certa dificuldade.

O Business, por sua vez, possui ferramentas adicionais como a possibilidade de criar catálogos, enviar mensagens automáticas, colocar os horários de funcionamento e até mesmo o mapa de localização da empresa.

No entanto, apesar desse ser um grande passo para empresas pequenas, as grandes ainda sofriam com a baixa capacidade de um celular para falar com centenas de clientes, por exemplo, bem como fazer outras ações, como enviar comunicados e usar o chatbot.

Foi aí que nasceu o WhatsApp Business API, uma aplicação que permitiu um uso muito maior e mais abrangente desse canal.

Com ele é possível abrir o app em diversos dispositivos com a mesma conta, integrar outras ferramentas e assim enriquecer sensivelmente a comunicação da empresa com a audiência.

Quais os benefícios do WhatsApp Business API?

Agora que você sabe do que se trata essa aplicação repleta de possibilidades, confira alguns dos seus benefícios para a comunicação da sua empresa.

Respostas automáticas

Principalmente quando um chatbot é integrado ao WhatsApp, é possível mandar mensagens automáticas, enviar menu de interação, onde o usuário pode escolher o setor que precisa contatar e muito mais.

O chatbot também pode atender centenas de pessoas ao mesmo tempo, interagindo em segundos e mensurando esses dados.

Além disso, os bots também podem encaminhar casos específicos para atendentes humanos, que por sua vez irão dar a atenção necessária para essas pessoas.

Maior segurança

Com um sistema de segurança muito mais forte do que um celular ou desktop, por exemplo, a API pode ser integrada com diversos softwares de criptografia, combate de invasões e análise em tempo real de qualquer ameaça.

Além disso, o WhatsApp Business API é dificilmente invadido e os seus colaboradores podem trabalhar com chaves de acesso específicas que podem identificar qualquer comportamento inesperado.

Escalabilidade da comunicação

Responder uma pessoa por vez e enviar centenas de mensagens manualmente? Isso é coisa do passado. Com essa ferramenta, você pode tornar a comunicação da empresa muito mais abrangente e rica, evitando demora nas respostas e insatisfação dos usuários.

Além disso, os seus colaboradores podem trabalhar de casa ou em qualquer lugar do mundo com toda a facilidade, sem ser necessário usar o celular da empresa, por exemplo.

De fato, o WhatsApp Business API é surpreendente. Mas e aí, pronto para conhecer mais ainda sobre as possibilidades? Veja como criar um chatbot humanizado.

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