Em plena era digital, é possível aprimorar o processo de vendas no call center, afinal, uma comunicação mais humanizada pode ser o seu grande diferencial na geração de resultados.
O call center tem a função de aproximar o consumidor da empresa. Nesse sentido, ele funciona como uma central de atendimento, seja para prestar informações, tirar dúvidas e acompanhar o processo de vendas e pós-vendas.
Porém, a mesma central também pode ser usada pela equipe de vendas para entrar em contato com os consumidores, prospectar leads, construir vínculos, fortalecer relacionamentos, apresentar produtos, propostas, e vender.
Para você refletir sobre a importância do call center no processo de vendas, destacamos uma publicação de 2021 no Portal Terra, mostrando que 60% dos consumidores preferem ligar, via telefone, para a empresa após realizarem pesquisas on-line.
Os dados mostram que apesar das pessoas viverem conectadas à internet, o telefone veio transformar a facilidade do digital em um atendimento personalizado, tanto é que os mais variados canais online geralmente direcionam para uma ligação direta com a empresa.
Quer saber como a sua empresa pode vender mais a partir do call center? Continue a leitura e descubra.
Técnicas para aprimorar o processo de vendas no call center
Não existem dúvidas que o telefone é o melhor canal para o consumidor tirar dúvidas ou resolver problemas de forma rápida e eficaz, também pode ser a ferramenta ideal para aprimorar o processo de vendas e otimizar os resultados da empresa.
Afinal, como usar o call center da melhor forma possível para melhorar as vendas?
Ofereça soluções antes do produto
Para melhorar os resultados das vendas no call center é primordial que a primeira abordagem não seja direta, visando a oferta do produto.
Inicialmente, procure verificar a necessidade do seu cliente apresentando soluções para a resolução do problema dele, para depois, então, pensar em converter para vendas.
Crie empatia com o cliente
Empatia pode ser a chave em todo o processo de vendas no call center, ou seja, utilize-se do canal para criar uma conexão com o seu cliente.
Mostre-se interessado em conhecer as necessidades de cada consumidor e acima de tudo compreenda e respeite essas dores.
Tenha um atendimento multimídia
Não esqueça que o consumidor 4.0 é multicanal.
Muitas vezes ele vai procurar pela sua empresa nos serviços de buscas online, seguir suas redes sociais, ligar para pedir informações, desejar falar pelo WhatsApp, SMS e nos mais diferentes canais onde ele está conectado.
Por isso, possibilite um atendimento multicanal para que o seu público consiga interagir com a sua empresa onde estiver e quando desejar, e a sua equipe de venda possa estabelecer contato de forma mais integrada.
Disponibilize o call back
Call back é uma ferramenta tecnológica que pode ajudar a aprimorar o processo de vendas no call center, muito usada em centrais de atendimento e vendas.
A solução identifica a quantidade de contatos que estão aguardando o atendimento na central e o sistema então dispara uma mensagem automática em forma de convite para que a pessoa deixe seu número e indique o melhor horário para o retorno.
Nesse caso, o retorno é essencial para conquistar a confiança do consumidor.
Invista na qualificação dos profissionais
Segundo matéria do Globo, 9 a cada 10 pessoas pesquisam no ambiente online antes de realizarem suas compras e, como já falamos, em torno de 60% delas costumam contatar a empresa por telefone, para então decidirem suas compras.
Por isso, para melhorar todo o processo de vendas no call center, é vital investir no treinamento da equipe, isso ajuda a padronizar procedimentos e garantir atendimento personalizado e humanizado.
A equipe de atendimento precisa falar a mesma linguagem quando o assunto é conhecimento sobre o produto, métodos de pagamento, critérios para entrega e saber direcionar para a venda a partir de uma comunicação simples e eficaz, sempre garantindo atendimento diferenciado e personalizado a cada um dos clientes.
Agora que você conferiu como aprimorar o processo de vendas no call center, que tal continuar a leitura para entender como o consumidor digital se comporta?