Em qualquer instituição de saúde, é comum que os pacientes tenham muitas dúvidas e o chatbot FAQ pode ajudar a respondê-las.
Esse tipo de recurso, que cria uma espécie de bate-papo entre o usuário e um robô programado para respondê-lo, já é utilizado em muitos setores e traz vantagens importantes para o atendimento ao cliente.
No ramo da saúde, uma comunicação ágil e clara é ainda mais importante, para que os pacientes possam ser orientados corretamente, viabilizando o agendamento de consultas, a realização de exames, entre outros procedimentos.
Por isso, pode ser uma boa ideia contar com recursos que ajudem a cumprir a missão de garantir um atendimento eficaz.
Continue a leitura e descubra como o chatbot FAQ pode contribuir com as instituições de saúde!
O que é um chatbot FAQ?
Os chatbots são um recurso muito utilizado no atendimento ao cliente de diversas empresas, por proporcionarem uma comunicação ágil, eficiente e que funciona como um bate-papo, tornando a experiência mais positiva para o usuário.
No caso da modalidade FAQ, estamos falando de um funcionamento voltado para as “frequently asked questions” ou “perguntas frequentes”, em português.
Muitos sites contêm uma página voltada para essas questões, de forma que o usuário possa achar rapidamente as respostas que procura.
Já no caso do chatbot FAQ, essas respostas chegam por meio de uma comunicação mais eficaz, direta e que atende diretamente às dúvidas do cliente.
Vantagens do chatbot FAQ para o atendimento em instituições de saúde
Nas instituições de saúde, as dúvidas estão sempre presentes entre os pacientes, seja na hora de agendar uma consulta, preparar-se para um exame ou encontrar informações sobre convênios.
Por isso, essa ferramenta pode ser um bom recurso para garantir um atendimento mais eficiente a esse público. A seguir, confira algumas vantagens de contar com essa solução:
Disponibilidade 24h
Nunca sabemos quando vão surgir as dúvidas de um paciente. Por isso, um atendimento que funcione 34 horas por dia é uma ótima solução para garantir que elas serão respondidas no momento em que aparecerem.
Além disso, essa disponibilidade fora do horário comercial contribui para o relacionamento com as pessoas atendidas pela instituição, construindo uma relação de mais confiança e transparência.
Respostas rápidas
Outra vantagem de contar com um chatbot que responde as tais “perguntas frequentes” é que a sua equipe de atendimento poderá focar em atividades mais complexas, em vez de solucionar sempre as mesmas questões.
Pergunta sobre as especialidades de uma clínica, preparo para exames, horário de visitas, entre muitos outros assuntos, são rotineiras e repetitivas, podendo até mesmo desmotivar os colaboradores responsáveis pelo atendimento aos pacientes.
A automatização das respostas garante que as pessoas recebam todas as informações de que precisam com agilidade e eficiência, deixando a sua equipe livre para focar em outras prioridades.
Coleta de dados
Por fim, é importante lembrar que esse tipo de ferramenta contribui com a coleta de dados da sua instituição, mapeando as preferências e comportamentos do seu público.
Dessa forma, é possível implementar melhorias no atendimento e manter a qualidade do serviço, garantindo avanços em aspectos como acessibilidade e conveniência do suporte ao cliente.
Além disso, as informações coletadas garantem o aprimoramento contínuo do próprio chatbot, tornando-o cada vez mais eficaz.
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