Se a sua empresa está desenvolvendo um novo produto, serviço ou até um novo conteúdo, a fórmula de lançamento precisa começar a ser colocada em prática.
Esse método foi desenvolvido por Jeff Walker, nos Estados Unidos, mas foi adaptado para a nossa língua e contexto pelo empreendedor brasileiro Erico Rocha.
A partir da união entre técnicas de venda, gatilhos mentais e estratégias de marketing digital, esses especialistas chegaram ao passo a passo ideal para quem quer aumentar as vendas em um período estratégico.
Neste conteúdo, explicaremos cada uma das etapas desse método, para que você possa colocá-lo em prática na sua empresa.
Continue a leitura e descubra como funciona a fórmula de lançamento!
O que é a fórmula de lançamento?
A fórmula de lançamento é um método criado para atrair a atenção das pessoas no momento anterior ao lançamento de um produto ou serviço.
Um exemplo muito simples desse princípio é a estreia de grandes filmes, que é sempre anunciada com antecedência e conta com diversas estratégias para fazer com que as pessoas fiquem ansiosas pela sua chegada.
A ideia, aqui, é aplicar esse mesmo princípio ao lançamento de produtos e serviços, fazendo com que as vendas das empresas subam significativamente nesse período.
Para isso, é claro, são utilizadas diversas estratégias de marketing digital, que são o que garante a visibilidade da marca e a atração do público.
Fases da fórmula de lançamento
Esse método funciona como um passo a passo, sendo estruturado em fases que devem ser seguidas pela marca.
A primeira etapa é focada na construção do relacionamento com o público, aplicando estratégias que ajudem a atraí-lo para perto da empresa e que despertem o seu interesse pela nova solução.
Esse é o momento de colocar em prática os gatilhos mentais de antecipação, fazendo com que as pessoas estejam cientes do lançamento e fiquem curiosas para a sua chegada. Esse é um elemento fundamental para garantir o interesse de compra.
Isso pode ser feito, por exemplo, por meio da criação de conteúdos relevantes sobre a solução, mostrando que a empresa compreende as necessidades do seu público e que o seu novo produto pode atendê-las.
Outra possibilidade é enviar mensagens por WhatsApp para os seus clientes, informando-os sobre a chegada de uma novidade. Nessas horas, vale a pena contar com um bom sistema de atendimento.
Em seguida, com a expectativa das pessoas lá em cima, vem a fase do lançamento em si.
O ideal é que a data seja marcada com antecedência, acionando o gatilho de antecipação do público, e que a sua equipe esteja preparada para lidar com o aumento súbito das vendas.
Por fim, a fórmula de lançamento é finalizada com a etapa de entrega, que compreende também o período pós-venda.
Nesse estágio, é crucial oferecer bons atendimentos e garantir uma ótima experiência de compra para os clientes, para que eles voltem no futuro.
Vale a pena usar essa estratégia no marketing digital?
Sim! Vale a pena investir na fórmula de lançamento ao estruturar as suas ações de marketing digital.
Você pode, inclusive, aplicar essa estratégia na promoção de campanhas, vídeos ou materiais ricos, como ebooks e infográficos.
Em todos esses casos, assim como na venda dos produtos em si, a antecipação é um elemento importante para despertar a curiosidade do público.
Agora, para saber mais sobre como melhorar as suas estratégias, continue aqui e conheça 5 erros para evitar nos seus conteúdos online!