Ao falar sobre a transformação digital, muitas pessoas pensam em filmes de ficção científica e robôs que irão tomar os postos de trabalho das pessoas, que ficarão desamparadas.
No entanto, essa transformação está longe de ser algo negativo ou que coloque em risco a carreira de alguém. Na verdade, é um dos sinais mais claros de que a tecnologia pode agregar nas rotinas de milhões de pessoas todos os dias, além de facilitar processos.
Se há 20 anos, por exemplo, a forma mais fácil de entrar em contato com uma empresa era por telefone, hoje em dia pode ser feita em segundos por uma mensagem no WhatsApp, chat do site e até mesmo por meio das redes sociais.
Perceba que a transformação digital impacta nos hábitos de compras, a forma de se informar, obter contatos de pessoas e empresas, comunicar-se, aprender coisas novas, realizar as mais variadas tarefas e até mesmo se divertir.
Como uma grande avalanche de conhecimento, dados e ferramentas que podem ser usadas desde as menores até as maiores empresas do mundo, como no caso das multinacionais, a transformação digital precisa ser entendida como uma grande solução.
Por falar em solução, sabia que esse conjunto de tecnologias pode trazer benefícios para diferentes áreas da sua empresa, entre elas o atendimento ao cliente?
Continue por aqui e entenda um pouco mais sobre o que é a transformação digital e os seus impactos, tanto no atendimento ao cliente quanto na sua empresa por inteiro, e surpreenda-se com essa nova forma de trabalhar, unindo o digital ao físico.
Impacto da transformação digital no atendimento ao cliente
A transformação digital veio como um grande divisor de eras. Muitos empresários afirmam que as suas empresas antes e depois dessa inovação são universos totalmente diferentes.
Esse conjunto de inovações tem como principais pilares a desburocratização, digitalização de processos, economia de recursos, democratização ao acesso à internet e as suas ferramentas e a facilidade de realizar atividades diárias, como comunicação e informação.
No atendimento ao cliente, os impactos são bastante positivos, já que envolvem:
- maior amplitude de canais para manter contato com o público,
- maior facilidade de fazer isso,
- melhoria na captação e mensuração de dados,
- evolução na experiência das pessoas.
Tendências dessa transformação
Se já não bastasse entender um pouco mais sobre a transformação digital e conhecer alguns de seus benefícios em relação ao atendimento ao cliente, saiba que esse setor apresenta constante inovação, de forma a ter tendências que merecem atenção.
Apesar das transformações que envolvem a internet e a automatização de processos serem grandes, o setor promete ainda mais inovação. Veja algumas delas:
Omnichannel: estar presente de forma sólida e com qualidade em todos os canais é fundamental. Se o seu cliente fez uma compra online e resolveu vir trocar na loja física, o seu sistema deve estar com os dados atualizados, independentemente do canal.
Inteligência Artificial: início de conversas em canais variados, como o chat do site da empresa e as redes sociais, podem ser feitos por inteligências artificiais, que irão analisar rapidamente o perfil do cliente e direcioná-los para os atendentes humanos adequados.
Business Intelligence: atualmente, os dados são grandes aliados na tomada de decisão, análise dos clientes e até mesmo do volume de compra e comportamento de consumo. A tendência é que isso aumente ainda mais, de forma a otimizar o setor.
Invista na transformação digital!
Percebeu como a tecnologia e as suas ferramentas vieram para otimizar atividades e tornar processos corriqueiros e burocráticos mais simples? Investir na transformação digital é também investir na inovação, melhoria constante e melhor atendimento ao cliente.
Engana-se quem pensa que inovar é perder as raízes, na verdade, é torná-las mais fortes e amplas! Que tal pensar dessa forma? Aproveite e leia também sobre de que forma investir em meios de comunicação para aumentar o contato com os seus clientes.