Tráfego pago e orgânico: qual é o ideal para o seu e-commerce?

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Provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre tráfego pago e orgânico, mas pode ter dúvidas sobre o que são e as suas indicações, ainda mais para uma loja online.

No universo do comércio eletrônico, a capacidade de direcionar os visitantes certos para o seu site é essencial para o sucesso do seu negócio. Afinal, quanto maiores os cliques, mais acessos ao site e, futuramente, mais vendas. 

Entretanto, a questão que muitos empreendedores se deparam é: qual é a melhor estratégia de tráfego para o meu e-commerce? 

É melhor investir em tráfego pago, como anúncios no Google ou nas redes sociais, ou confiar na atração orgânica por meio de SEO e marketing de conteúdo?

Já vamos começar esse post com um spoiler: não existe uma abordagem única que sirva para todos e a escolha entre tráfego pago e orgânico deve ser feita com base nos objetivos e recursos exclusivos do seu e-commerce. 

Inclusive, fizemos este post para ajudá-lo a tomar decisões informadas para aumentar o tráfego e as conversões em sua loja virtual. Boa leitura.

Entenda a seguir de uma vez por todas sobre esses dois tipos de caminhos de acessos ao seu comércio eletrônico.

Tráfego pago

O tráfego pago se refere a visitantes que chegam ao seu site por meio de anúncios pagos, como anúncios de pesquisa do Google, anúncios em redes sociais, anúncios de display e outras formas de publicidade online.

Um dos seus maiores diferenciais são os resultados imediatos, aumentando o número de visitantes no seu site assim que os anúncios são ativados.

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico se refere às visitas que o seu site recebe de forma natural, sem a necessidade de pagamento por anúncios. 

Essas visitas são atraídas principalmente por meio de resultados de pesquisa orgânica, baseados em algoritmos de mecanismos de busca, como o Google.

Embora o tráfego orgânico possa levar mais tempo para se desenvolver, ele pode ser mais econômico a longo prazo, uma vez que você não paga por cliques e, uma vez considerado referência para o algoritmo, o ranqueamento é quase que automático na plataforma.

Como eles são usados no e-commerce?

O tráfego pago e orgânico podem ser usados de forma variada em um e-commerce, confira:

Tráfego pago: é amplamente utilizado para impulsionar o crescimento rápido das vendas. 

Lojas virtuais costumam utilizar anúncios pagos e segmentados de acordo com público e localização em plataformas, como Google Ads e redes sociais, para atrair clientes para seus produtos ou serviços de acordo com características escolhidas.

Tráfego orgânico: O tráfego orgânico é essencial para o sucesso a longo prazo do e-commerce. Ele é obtido principalmente por meio de estratégias de SEO, marketing de conteúdo e otimização do site para mecanismos de busca.

Qual o ideal para o seu negócio?

E aí, tráfego pago ou orgânico? Vai depender dos seus objetivos e recursos. Muitas empresas bem-sucedidas utilizam ambos os tipos de tráfego em suas estratégias de marketing.

Se o seu objetivo é crescimento rápido, o tráfego pago pode ser a escolha inicial. Ele pode gerar vendas imediatas e aumentar a visibilidade da marca.

Mas se você quer estabelecer uma presença sólida a longo prazo, o tráfego orgânico é essencial. Ele constrói credibilidade e sustenta o tráfego ao longo do tempo.

Perceba que ambos os tipos de tráfego têm benefícios significativos para as empresas. 

A combinação de tráfego pago e orgânico pode ser a estratégia mais eficaz, permitindo que sua loja virtual cresça rapidamente e estabeleça-se como uma autoridade no mercado a longo prazo.

Pronto para usar essas estratégias em sua empresa? Aproveite para conhecer também quais são as melhores estratégias de fidelização no varejo.

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