Uma comunicação eficiente e positiva com o cliente depende de diversos fatores, incluindo o tom de voz da marca.
Com o crescente uso da internet, especialmente das redes sociais, os empreendimentos nunca estiveram tão próximos do seu público, podendo interagir constantemente com o consumidor.
No entanto, para que essa comunicação traga bons resultados e gere uma imagem positiva do negócio para os seus clientes, é essencial estar atento a cada detalhe.
Para entender melhor o que é o tom de voz e como definir o da sua marca, continue a leitura!
O que é tom de voz?
Quando falamos em tom de voz, é comum que estejamos nos referindo à maneira como uma pessoa pronuncia suas sentenças, com diferentes entonações que podem gerar efeitos diversos.
A fala pode ser alegre, séria, triste, neutra e até brava, de modo que o receptor da mensagem pode se sentir mais convidado a interagir ou propenso a encerrar a conversa.
Quando aplicamos o conceito à comunicação estabelecida por uma marca, seu significado é bastante semelhante.
Trata-se da postura adotada por um negócio ao interagir com o consumidor, seja durante o atendimento ao cliente ou em publicações nas redes sociais e blogs.
Assim, a escrita utilizada é capaz de transmitir posturas distintas ao público de uma empresa, de modo que esse se torna um fator bastante importante para a construção da imagem de um negócio.
Qual a importância do tom de voz?
A maneira como uma marca se apresenta ao seu público é um elemento fundamental para o seu desempenho, de modo que um tom de voz consistente se torna parte essencial de um bom atendimento ao cliente e de uma presença digital positiva.
Esse tom pode variar bastante de um negócio para outro. Enquanto alguns empreendimentos adotam uma comunicação mais séria e corporativa, outros podem optar por uma interação mais casual e divertida.
A escolha entre uma ou outra possibilidade deve ser motivada pela imagem que se deseja transmitir ao público.
Embora um tom sério e profissional possa ser bem-vindo a alguns ramos, a comunicação informal também pode ser um bom caminho para diversos segmentos.
Além disso, é importante notar que a consistência é um elemento fundamental nesse cenário, pois permite que a marca estabeleça uma personalidade coerente e com mais credibilidade perante o consumidor.
Assim, tanto gírias descontextualizadas quanto a utilização de palavras muito sofisticadas sem que haja necessidade podem prejudicar a imagem de um negócio.
Como definir o tom de voz da minha marca?
Em primeiro lugar, é preciso pensar sobre as pessoas com as quais você está se comunicando. Nesse cenário, a buyer persona pode ser de grande ajuda para definir o tom utilizado pela sua marca.
Além disso, é importante compreender o que você deseja transmitir ao seu público, buscando determinar se sua postura será mais calma, agitada, acolhedora ou corporativa, por exemplo.
Na prática, definir alguns pontos básicos pode ajudar a estabelecer um tom de voz consistente para o seu negócio.
Essa tarefa envolve algumas escolhas simples, como: utilizar gírias e contrações, para um tom mais casual, ou dar preferência a sentenças mais longas e palavras sofisticadas, para um tom mais sério e profissional.
Agora que você já sabe como definir o tom da sua marca, continue por aqui e saiba mais sobre como reduzir os custos da empresa!