Tipos de call center: entenda as diferenças entre eles

Picture of Conteúdo MKOM

Conteúdo MKOM

No universo da comunicação entre as empresas e o público, sabia que existem diferentes tipos de call center?

Essa separação em categorias existe justamente para atender da melhor forma os clientes e demais envolvidos na comunicação, como outras empresas e até mesmo fornecedores, trazendo estratégias e segmentações mais inteligentes.

Cada dia mais comuns nos mais variados tipos de empresas, o call center traz uma série de benefícios para a realidade em que se situam, desde ao melhorar a comunicação como tornar uma série de questões mais simples de serem resolvidas.

Por falar nisso, com as ferramentas integradas, como roteamento automático de chamadas, fila de espera, gravação e integração com bancos de dados de clientes, os agentes podem fornecer um suporte mais personalizado e resolver problemas de forma mais rápida.

Esse tipo de sistema de comunicação está inteiramente ligado à captação de informações, estudo de público e na melhoria constante de processos e serviços das marcas, além de tornar a resolução de problemas mais simples.

Pensando em ajudar você a usar da melhor forma essa ferramenta, desenvolvemos esse conteúdo sobre os tipos de call center e as diferentes características deles para você identificar a melhor forma de manter a comunicação na sua marca. Boa leitura. 

Conheças os tipos de call center e suas principais diferenças

Aqui estão alguns dos principais tipos de call center que você pode usar, seja qual for o seu segmento de atuação.

Call center ativo

Um call center ativo é aquele em que os agentes de atendimento realizam chamadas proativamente para os clientes ou leads, ou seja, em busca de algum objetivo, entre eles o de vender produtos.

Nesse tipo de call center, os agentes estão encarregados de fazer ligações para fins de telemarketing, pesquisas de mercado, cobranças, lembretes de pagamento, confirmação de compromissos e entre outros. 

Nesse caso, são eles que iniciam as chamadas e interagem com os clientes em potencial ou existentes. O objetivo principal é ir atrás de uma determinada ação, utilizando estratégias e dados de mercado para obter o resultado desejado.

Call center receptivo

Já o do tipo receptivo, a empresa é que recebe as ligações e responde às solicitações dos clientes. Eles podem lidar com consultas, reclamações, suporte técnico, informações sobre produtos ou serviços, resolução de problemas e outras questões.

O objetivo principal é fornecer um atendimento de qualidade e resolver as necessidades dos clientes de maneira eficiente.

Call center de operação mista

Um call center de operação mista, como o nome indica, combina elementos de um call center ativo e receptivo. 

Nessa situação, os agentes têm a capacidade de realizar chamadas ativas e também atender chamadas recebidas

Eles podem alternar entre as atividades com base nas necessidades da empresa e nas demandas dos clientes. Isso proporciona maior flexibilidade e capacidade de adaptação às diversas situações e prioridades.

Call center virtual

E o virtual? É aquele que independentemente do seu foco, ou seja, ativo, receptivo ou misto, pode ser feito de casa.

Dessa forma, ele é possível porque usa tecnologias de ponta e sistemas integrados para se conectar com os bancos de dados e canais de atendimento da empresa. Isso proporciona flexibilidade para os agentes e pode reduzir os custos operacionais da empresa.

E aí, qual deles melhor atende às necessidades da sua empresa? 

Por falar em comunicação e formas de manter o contato com os clientes, saiba como escrever uma boa mensagem para o seu cliente por meio do SMS.

Sumário

Inscreva-se na Newsletter

Compartilhe em sua rede:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Comentários