Os tipos de atendimento existentes merecem estudos e uma especial atenção por parte dos empreendedores que desejam obter sucesso em seus negócios.
Para isso, é preciso contar com a tecnologia e adaptar os negócios a um novo tempo, onde os hábitos do consumidor se modificaram a partir da pandemia do Coronavírus.
Um estudo realizado pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), instituição de ensino ligada à Fundação Getúlio Vargas (FGV), demonstrou que os brasileiros aderiram aos dispositivos digitais, tais como:
- Smartphones;
- Computadores;
- Tablets;
- Notebooks.
Somados esses equipamentos, são mais de 447 milhões de unidades disponíveis nas casas brasileiras, o que significa mais de dois equipamentos por habitante.
Esses impressionantes números despertam os empreendedores para as vantagens em adaptarem seus negócios a novos tipos de atendimento, onde é necessário estar preparado para suportar toda a demanda a partir de qualquer canal de contato.
Continue lendo nosso post e saiba mais sobre esse importante assunto!
Quais os tipos de atendimento existentes?
O comportamento dos brasileiros com relação à aquisição de equipamentos digitais demonstra que é preciso que as empresas atentem-se aos mais variados canais de atendimento.
Sem desprezar os tradicionais métodos de vendas, é preciso muito mais para que os negócios aconteçam e as marcas possam atender as expectativas e exigências do seu público.
Para isso, apresentaremos os 6 principais tipos de atendimento que precisam ser avaliados e implementados por sua organização, vamos a eles:
Ponto de Venda
O ponto de vendas continuará sendo um dos principais tipos de atendimento e canal de vendas das empresas, pois muitas das decisões de compra ocorrem exatamente quando o consumidor está em frente à gôndola dos supermercados ou nos corredores das lojas.
Visita
As visitas continuam a ter sucesso, no entanto, as vendas corporativas (B2B) mudaram, pois a presença física tornou-se dispensável nas primeiras fases de uma negociação.
Porém, vendas complexas e técnicas continuam exigindo o encontro presencial nos momentos decisivos de um fechamento.
SMS
O SMS continua fazendo enorme sucesso, pois, segundo um estudo realizado pela Frost & Sullivan, a taxa de abertura desse tipo de mensagem alcança o incrível índice de 98%.
Baseado nesses números, um projeto bem desenvolvido voltado ao uso dessa tecnologia pode fazer toda a diferença quando se trata de marketing e vendas.
Chegamos a um dos tipos de atendimento que insiste em continuar a fazer sucesso em todo o mundo, trata-se das mensagens via e-mail.
É comum que esse canal de comunicação seja utilizado pelas pessoas como aquele voltado aos assuntos que necessitam de alguma formalização, como, por exemplo:
- Recebimento de uma proposta comercial;
- Trocas de informações;
- Questionamento e dúvidas;
- Confirmação de pedidos.
Desconsiderar o e-mail não é uma boa ideia, pois é por ali que muitos negócios continuam acontecendo, especialmente em negócios B2B.
Redes sociais
Chegamos ao maior sucesso do mercado B2C e que acaba repercutindo também nos assuntos corporativos.
As redes sociais facilitam o alcance do público-alvo e possibilitam que campanhas de marketing atinjam seus objetivos, especialmente porque permite concentrar forças em nichos e em grupos específicos.
Chatbot
Chegamos ao sexto item dos tipos de atendimento, ou seja, ao chatbot, uma maneira que vem agradando cada vez mais os consumidores e que possibilita grandes resultados.
O atendimento online (a partir de uma interação digital automática) possibilita grandes resultados, onde pode ocorrer:
- Resolução de problemas;
- Agilidade nos atendimentos;
- Otimização de mão de obra;
- Análise de oportunidades.
Como se observa, são muitos canais que precisam de atenção, o que pode ser feito a partir da utilização de uma plataforma que reúna todas essas possibilidades em um único ambiente.
O mercado exige mudanças e sua empresa não pode deixar de corresponder às expectativas dos consumidores, portanto, vale um bom estudo a respeito do que pode ser feito para melhorar a interação com o seu público.
Agora que você conhece os tipos de atendimento, leia nosso post que mostra como atender o consumidor 4.0!