Assim como dizia Albert Einstein, não podemos esperar resultados diferentes com as mesmas ações, certo? É aí que entram as novas tendências de marketing digital.
À medida que a tecnologia avança rapidamente e as preferências dos consumidores evoluem, as empresas precisam acompanhar essas mudanças para permanecerem relevantes e competitivas no mercado.
Mas mesmo que pareça simples falando a grosso modo, a verdade é que não podemos usar qualquer novidade sem estratégia e planejamento, de forma que não são todas as tendências do marketing digital que servem para a realidade das empresas.
Além disso, algo muito importante e que nem sempre é lembrado é que essas inovações podem tornar os processos internos da empresa ainda mais otimizados, o que reflete no cotidiano, bem como nos resultados a cada dia.
A inovação tecnológica desempenha um papel crucial nos processos. Através da implementação de soluções tecnológicas, as empresas podem otimizar processos internos, melhorar a eficiência operacional e oferecer uma experiência aprimorada aos clientes.
Unindo as mais novas tendências com as ferramentas certas, a sua organização poderá não só apresentar resultados mais competitivos, como também um posicionamento de mercado ainda mais rico.
Entenda, neste post, quais são as cinco tendências do marketing digital que impactam o mercado de forma positiva e que podem ser uma boa opção para a sua marca, caso se adéquem com a sua atuação. Boa leitura.
Tendências do marketing digital que impactam o mercado e seus resultados
A capacidade de se adaptar e abraçar novas tecnologias e ideias é fundamental para impulsionar o crescimento e o sucesso empresarial.
Sabendo disso, veja a seguir alguns caminhos para obter ainda mais sucesso dentro das redes sociais e demais canais digitais.
Relacionamento via bots
Não é novidade que ferramentas, como a inteligência artificial e ferramentas inteligentes de análise de dados, podem ajudar as empresas a segmentar melhor seu público-alvo, personalizar campanhas de marketing e prever tendências futuras.
No entanto, sabia que pode ir mais além? Chatbots estão cada dia mais treinados e inteligentes, podendo guiar comunicações em diferentes etapas do funil de vendas, com uma quantidade mínima de erros.
Além de auxiliar no grande volume de interações, pode captar informações, confirmar agendamentos e enviar formulários, bem como detectar comportamentos e as principais necessidades do público, fazendo uma triagem para atendimento humano.
Social selling
Provavelmente você já fez social selling sem saber exatamente sobre esse termo. Ele nada mais é que a forma de vender pelas redes sociais, a partir da criação de um relacionamento confiável e próximo com a audiência.
Por meio de interações sólidas, conteúdos que engajam e materiais criados especificamente para a persona do negócio, ele apresenta melhores resultados e uma maior captação de clientes que se tornam fiéis.
Marketing interativo
Estamos em uma época marcada pela rapidez, comunicação em tempo real, aplicativos que permitem a fácil e gratuita comunicação tanto por texto quanto por áudio e vídeo. Por isso, é importante usar isso a favor da sua empresa.
Estratégias que visam o incentivo ao engajamento dos usuários tem diversos benefícios, principalmente o de aumento do alcance da marca, como também melhora no relacionamento e interações, bem como no conhecimento da audiência.
Uma simples enquete nas redes sociais, por exemplo, serve para entender preferências entre produtos, tipos de promoções e demais questões. Fique ligado.
Realidade aumentada
Pode até parecer coisa de filmes futuristas, mas é uma realidade. QR codes que se transformam em imagens 3D no celular, filtros nas redes sociais que interagem com a realidade e fotos que viram vídeos estão cada dia mais comuns.
Já pensou em enriquecer um cartão de visita, post na rede social e até mesmo um portfólio da sua empresa? É hora de começar a pensar nisso.
Geração de conteúdo via lives
Também conhecido por live marketing, esse é um caminho bastante usado por empresas do varejo dos mais variados setores, como, por exemplo, cosméticos, vestuário, acessórios e até mesmo joias.
Por meio de lives, ou seja, transmissões ao vivo nas redes sociais, como o Instagram, a prática tem como foco tirar dúvidas em tempo real, mostrar os produtos em uso e criar promoções que valem apenas durante aquele momento.
Além de não ter um custo elevado de realização, apresenta um ROI elevado, o que chama a atenção.
E aí, pronto para vender mais com as mais fortes tendências do marketing digital? Aproveite para ficar ainda mais por dentro desse assunto e entenda de uma vez por todas a função de um SDR.