Se você acha que o mercado automotivo se resume a concessionárias, está enganado. Apesar de serem fundamentais para as compras, são só parte da estratégia.
Assim como o universo digital atingiu uma imensa variedade de setores, com o automotivo não seria diferente, principalmente ao trazer uma série de facilidades e melhorias em processos diversos, desde a segmentação de campanhas até o pós-venda.
Por ser um segmento marcado pelas vendas complexas, ou seja, aquelas que seguem um caminho mais longo até a venda em si, já que se trata de itens duráveis e de alto valor agregado, é necessário usar todas as ferramentas a favor de quem trabalha com elas.
Apesar de muitas pessoas necessitarem de automóveis para diversão, lazer, trabalho e até mesmo os deslocamentos necessários do dia a dia, não é tão simples vender um carro da mesma forma que se vende um tênis ou smartphone, por exemplo.
O digital entrou no mercado automotivo como uma gama de possibilidades, tanto para as montadoras quanto os vendedores de concessionárias de diferentes portes, agilizando processos e melhorando a segmentação, bem como a captação e uso de dados.
Entenda mais, neste post, sobre a influência do digital nesse setor tão representativo no país e como esse conjunto de ferramentas online pode fazer a diferença dentro desse universo.
Mercado automotivo: um setor em metamorfose digital
O mercado automotivo é um dos que mais se beneficiaram com as inovações digitais e um exemplo simples disso são os aplicativos de motoristas particulares, como Uber, 99, Cabify, InDriver e outros, que já acumulam mais de 1,5 milhão de motoristas no país.
A demanda cada dia maior por esse serviço e a concorrência grande entre as plataformas fez com que as empresas de aluguel e venda de carros tivessem os seus faturamentos maiores e com uma demanda maior do que em outros anos.
Outro grande sinal da influência do digital dentro desse segmento é a cadeia de suprimentos, que está cada vez mais otimizada graças a softwares integrados, sistemas de roteirização automáticos, GPS e demais facilidades.
Por fim, não podemos esquecer da indústria 4.0 e como a Inteligência Artificial e robôs altamente inteligentes conseguem criar centenas de carros por semana.
Ah, claro que para todos esses braços online do mercado automotivo não podemos esquecer do poder do marketing digital para alcançar as pessoas certas e fazer com que as empresas possam atingir novos horizontes.
O futuro é virtual, adaptar-se é preciso
Seja você um vendedor de automóveis ou o responsável por alguma marca de veículos, é importante entender a importância de se render aos aparatos tecnológicos e utilizá-los a favor das suas estratégias.
Além de serem facilmente integrados à realidade da sua empresa, são facilmente otimizados e captam dados em tempo real.
Outro fator importante é que investir no digital, seja qual for o canal, é relativamente mais barato que as mídias offline, ao passo que apresentam resultados mais palpáveis e que podem ser usados como aprendizado.
Como investir na digitalização do mercado automotivo?
Principalmente se o potencial do online ainda é novidade para você, é necessário começar com as redes sociais, bem como uma presença ativa nos buscadores, utilizando do SEO e demais estratégias.
Na hora de saber mais sobre o público da marca, bem como atingi-lo com maestria, você pode contar com os links patrocinados e ferramentas digitais que trazem uma série de benefícios.
Não podemos esquecer que a comunicação deve ser focada na experiência do cliente e que chatbots e demais serviços que permitam a facilidade e rapidez nas conversas devem ser usados.
E aí, pronto para usar o digital a favor do mercado automotivo? Aproveite para se aprofundar ainda mais nesse segmento e continue a leitura com 3 dicas de ouro de como diminuir o tempo de resposta ao cliente.