É bastante raro conhecer alguém que não tenha WhatsApp no Brasil, devido a ampla atuação do aplicativo de mensagens, sua facilidade de uso e demais diferenciais.
São vários os fatores que tornaram a rede social criada nos Estados Unidos um verdadeiro sucesso, não só no Brasil, como em dezenas de países que se renderam aos diferenciais do aplicativo 100% gratuito e marcado pelas atualizações frequentes.
Criado para promover a troca fácil e simples de mensagens entre os usuários, que só precisam baixar o app e cadastrar o número de telefone, ele revolucionou a forma do mundo se comunicar, permitindo diversas possibilidades.
O que começou há alguns anos com o foco de envio de mensagens de texto, hoje em dia é um app multimídia, onde você pode fazer chamadas de vídeo e áudio, enviar fotos, fazer chamadas em grupo e enviar uma série de conteúdos.
Pelo WhatsApp, os usuários não apenas se comunicam, mas podem fazer uma série de outras atividades, como trabalhar, divulgar os seus serviços, fazer networking e até mesmo conhecer outras pessoas.
Por falar nisso, o sucesso do app de mensagens foi tão grande que em meados de 2018 a versão Business foi desenvolvida, com a premissa de trazer ainda mais funcionalidades para perfis comerciais, o que foi uma ótima pedida.
Com ele, qualquer empresa pode criar um perfil com direito a mensagens automáticas, dados de contato, mapa da localização, catálogo de produtos e até mesmo horário de funcionamento e o uso de chatbots em ferramentas integradas, como MKChannels.
Pensando no sucesso do WhatsApp no Brasil e o seu uso que só aumenta, trouxemos esse texto que irá falar um pouco mais sobre o app de mensagens famoso ao nível mundial.
Origem do WhatsApp
Pode parecer que não, mas o aplicativo foi criado em 2009, por Jan Koum e Brian Acton, nos Estados Unidos, como uma forma de concorrer diretamente com o SMS.
Na época, o app permitia apenas a troca de mensagens, onde nem mesmo fotos ou áudios podiam ser enviados. Você é da turma que baixou o app na época onde ele era novato? Parece uma eternidade, visto o grande avanço que ele obteve com o passar do tempo.
No entanto, algo que os criadores logo constataram foi que nos EUA o SMS não tem qualquer custo, o que fez com que eles prontamente pensassem em formas de adicionar diferenciais ao app e aumentar a presença dele para outros países, para ter mais sucesso.
No Brasil, por exemplo, o SMS é taxado e o surgimento do WhatsApp foi uma grande solução para permitir a troca de mensagens gratuita e sem qualquer limite.
Quando surgiu o WhatsApp no Brasil?
No mesmo ano, em 2009, o app verdinho surgiu no Brasil, mas até então disponível apenas para usuários do sistema iOS, presente nos Iphones, o que de início não fez ele bombar, já que a grande maioria dos smartphones do país são do sistema Android.
No entanto, não demorou muito para o WhatsApp virar um verdadeiro sucesso no Brasil devido a sua disponibilização em outros dispositivos e aos seus atributos adicionados.
Dados do uso do WhatsApp no Brasil
Os dados do uso do app em solo brasileiro só comprovam o quanto ele merece atenção, caso a sua empresa ainda não o use.
Para começar, supõe-se que mais de 120 milhões de brasileiros tenham o app em seus celulares, usado diariamente para trocar mensagens com dezenas de contatos.
De acordo com os dados do Statista, pelo menos 41% das pequenas e médias empresas já usam o app diariamente para fazerem negócios.
Além disso, essa presença é bastante aceita pela população, já que 76% dos usuários que se comunicam pelo app com as marcas procuram informações, ao passo que 53% querem receber conteúdos como promoções.
Percebeu como ele é muito forte? Aproveite para se aprofundar ainda mais no tema e complemente a leitura com as vantagens de utilizar WhatsApp Business.