Você já ouviu falar em social selling e conhece o diferencial que essa estratégia oferece para os negócios no varejo?
Por mais que você capriche na vitrine da sua loja ou desenvolva um site responsivo, apresentando fotos atraentes e preços chamativos, os novos tempos exigem que você vá muito além disso.
De acordo com um estudo realizado pela Comscore, o Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais em todo o mundo.
Isso significa que o brasileiro usa as redes sociais para:
- conhecer produtos,
- avaliar o que dizem os consumidores,
- fazer pesquisa de preços,
- solicitar cotações,
- comprar.
Neste post, apresentaremos detalhes de como utilizar a estratégia de social selling em seu negócio. Continue lendo e confira nossas dicas!
O que é social selling?
Social selling é uma estratégia que tem por objetivo iniciar e envolver consumidores em uma jornada de conhecimento, interagindo e relacionando-se com interessados e alcançando o objetivo principal desse movimento, ou seja, a venda.
Como vimos, as redes sociais fazem parte do dia a dia dos brasileiros, portanto, é através dessas plataformas que consegue-se atrair clientes, apresentar soluções, responder questionamentos e realizar as vendas dos produtos e serviços que sua empresa oferece ao mercado.
Para isso, muitas empresas desenvolvem conteúdos relevantes e atendem as expectativas dos consumidores, apresentando oportunidades e bons negócios aos interessados.
As vantagens do social selling para o mercado varejista?
O social selling traz grandes vantagens para o mercado varejista, possibilitando um aumento efetivo das vendas e grandes resultados para a empresa.
Esse primeiro benefício diz respeito a uma melhora no relacionamento com o consumidor, possibilitando que se possa conhecer as características daqueles que compram da sua loja.
A criação de leads é outra vantagem, pois os conteúdos especializados aproximam interessados que podem ser transformados em clientes fiéis.
O ciclo de vendas pode ser encurtado, pois os conteúdos publicados servem como apoio às informações que o cliente necessita.
Outro fato que precisa ser valorizado, é que o custo de aquisição de clientes é reduzido de forma significativa, uma vez que é possível o atingimento de muitas pessoas ao mesmo tempo, a partir de uma mesma estratégia.
Por fim, a retenção de clientes é outro ponto importante a ser observado, pois, a partir do sucesso em uma primeira negociação, a tendência é a criação de um vínculo e, consequentemente, novos negócios.
Formas de implementar o social selling?
Para implementar com sucesso o social selling é preciso atenção e dedicação, portanto, sua loja, seja ela física ou digital, precisa estar atenta aos seguintes passos:
- esteja presente nas redes sociais preferidas do seu público,
- posicione a sua marca nas plataformas em que estiver presente,
- ofereça conteúdos interessantes e não foque apenas nas vendas,
- esteja atento aos comentários e identifique oportunidades de melhoria,
- incentive o relacionamento e interaja com quem faz contato,
- estimule o engajamento dos visitantes,
- conduza os clientes às compras,
- melhore sempre a presença dos seus negócios nas redes sociais.
É importante compreender que trabalhar as redes sociais exige continuidade e um planejamento de qualidade.
Apesar do esforço, esse é o melhor caminho para conquistar novos clientes, fidelizar os existentes e impulsionar os seus negócios ao sucesso.
Agora que você sabe mais sobre o social selling, leia nosso post que apresenta a comunicação omnichannel: o que é e como ela pode aprimorar as relações com o seu cliente!