Não é novidade que o setor financeiro lida com uma centena de obrigações, processos, métricas e demais atividades que demandam agilidade e ausência de erros.
Assim como a tecnologia e ferramentas inteligentes podem ajudar outros setores do mercado, com esse em específico não seria diferente, de forma que até mesmo o SMS pode ser um grande aliado, o que deixa alguns gestores em dúvida.
De fato, para quem não conhece totalmente o poder do SMS e a sua facilidade de uso, custo e mensuração de dados, acredita que é uma ferramenta do passado e que já foi trocada por outras formas de contato, como o WhatsApp.
Falando entre a comunicação entre as pessoas, realmente outras formas de se falar existem e foram tomando o lugar do SMS, mas quando direcionamos o pensamento para as empresas, essa tecnologia está mais viva do que nunca.
Engana-se quem pensa que só porque as pessoas não usam o SMS para falar com as outras que ele perdeu toda a sua utilidade. Hoje em dia é uma ferramenta usada por empresas de todos os tamanhos para melhorar ainda mais a sua relação com os clientes.
Provavelmente, você já deve ter recebido uma mensagem de texto com alguma promoção, pesquisa de satisfação ou até mesmo uma oportunidade especial.
Pelo menos alguma delas você abriu assim que viu a notificação e realizou alguma ação, como abrir o link ou interagir seguindo as orientações do remetente, como escolher opções por meio do teclado numérico ou mandar SIM ou NÃO, dependendo do caso.
A verdade é que esse tipo de comunicação está enraizado no país há muito tempo e intensificou ainda mais nos últimos anos, já que ferramentas como MKSms surgiram, facilitando o envio para diversas bases de contato com apenas um clique.
Entenda mais sobre o poder do SMS no setor financeiro e porque essa ferramenta pode fazer toda a diferença em diferentes segmentos, como a inadimplência e melhor relacionamento com a audiência.
Vale a pena utilizar SMS no setor financeiro?
Com taxa de abertura acima de 98%, o SMS é um meio de comunicação consolidado no meio empresarial, principalmente quando se é necessário enviar mensagens curtas e rápidas, que demandam uma ação específica.
Geralmente, o SMS é enviado com links que direcionam para o site da empresa, códigos de barras para o pagamento de boletos e pesquisas de satisfação como a NPS, assim como status de entrega de um pedido que você fez online.
Com uma grande variedade de usos, um custo relativamente baixo por disparo e ferramentas que permitem a segmentação de bases, envios rápidos e mensuração em tempo real, de fato o SMS é uma grande ferramenta para o setor financeiro.
Como criar SMS para o setor financeiro?
Agora que você sabe que investir em SMS pode agregar no setor financeiro da empresa, nada melhor do que saber como colocar em prática essa estratégia.
Promoções
Você pode criar promoções específicas para diferentes grupos de usuários, como clientes antigos, os que adoram cupons e até mesmo aquele lead que precisa ser ativado para fazer a primeira compra.
As promoções podem ser enviadas com links parametrizados que indicam de onde eles vieram, o que ajuda na mensuração da sua campanha de mensagens de texto.
Suporte
Usar SMS como parte do seu suporte é uma grande oportunidade. Com ele, você pode enviar mensagens de aviso de movimentação de conta, notificar sobre débitos, contas a vencer e até mesmo aquela chamada quando alguma pendência estiver aberta.
O suporte também pode ser usado para enviar links de ajuda, tirar dúvidas e ajudar em momentos de dúvidas.
Transações
Quando o assunto é sobre transações, o SMS pode ajudar bastante. Um grande uso nesse setor é o envio de mensagens com códigos de barras para facilitar o pagamento de faturas, assim como aqueles que avisam sobre uma compra alta no cartão de crédito.
Além de ser seguro, você pode contratar sistemas de automação que enviam automaticamente mensagens dessa natureza.
Notificações
Mudanças na tarifa de pacote de dados da conta, novidades sobre a empresa, aviso sobre envio do cartão e até mesmo notificações sobre o vencimento próximo de contas podem ser enviadas nos SMS de notificações, que passam informações rápidas e objetivas.
E aí, pronto para usar o potencial do SMS no setor financeiro da sua empresa? Aproveite e continue em nosso blog e leia também sobre como fazer marketing por SMS.