Não é novidade que o setor de automóveis, assim como os demais, precisou se atualizar, principalmente quando o assunto é marketing e estratégias de vendas.
Desde o uso de novas ferramentas, como o e-mail, WhatsApp, redes sociais e até mesmo o SMS, até a forma de abordar os benefícios dos veículos e os motivos de uma pessoa virar cliente viraram desafios para quem estava acostumado a usar os antigos métodos.
Por si só, a venda de automóveis já segue caminhos mais longos, justamente pelos veículos serem itens de alto valor e durabilidade, de forma que a maioria das pessoas que possuem um demoram anos para trocar de carro.
Além disso, não podemos esquecer da concorrência acirrada e marcada por lançamentos cheios de diferenciais, que colocam ainda mais obstáculos para vender.
Dentro dessa realidade, foi necessário que marcas de automóveis, concessionárias e os vendedores em si procurassem novas formas de encantar os usuários, principalmente na internet, para que eles conseguissem vender como antes.
Entretanto, não é de um dia para outro que as estratégias que envolvem a produção de conteúdo irão trazer resultados significativos e fazer com que a sua empresa bata metas, no entanto, é preciso ser constante.
Continue por aqui e entenda quais são as principais ideias do momento para fomentar as vendas de automóveis e fazer com que você obtenha os melhores resultados.
5 ideias de marketing para impulsionar suas vendas de automóveis
Veja a seguir alguns caminhos que aumentarão as chances da sua empresa vender mais, bem como melhorar a visibilidade na internet e a comunicação com a audiência, o que por sua vez poderá transformar o futuro da marca.
Dê a devida importância para o seu site
Faça um exercício simples: entre agora mesmo no site da sua marca e finja que é um usuário qualquer. Navegue pelas páginas, clique nos botões, tente enviar uma mensagem para o chat e veja se a experiência é a ideal.
Caso um ou mais fatores deixem a desejar, é importante que você invista na melhoria da sua página web.
Mesmo com muitos outros canais digitais disponíveis, o site nunca deixará de ser a porta de entrada de muitos clientes e o cartão virtual da sua empresa.
Utilize marketplaces
Marketplaces são verdadeiros shoppings online com uma variedade imensa de produtos, contando com centenas de milhares de visitantes todos os meses.
Marque presença neles e deixe os veículos que você trabalha presentes na vitrine virtual desses sites.
Ao pesquisar sobre veículos ou determinadas marcas, o usuário que está no marketplace terá maior facilidade de conhecer a sua empresa e virar um cliente futuramente.
Foque no mercado local
Além do digital, é preciso lembrar da importância de investir no marketing offline da concessionária e focar nos recursos locais para conseguir ainda mais clientes.
Pense na comunicação visual, folders, cartões de visita e demais fatores que deixarão a marca com ainda mais visibilidade.
Esteja nos canais digitais
Assim como os canais offline merecem investimento, os canais digitais também! Marque presença de qualidade em ambiente que grande parte dos seus clientes se encontra.
Use as principais redes sociais usadas pelo seu público, invista em SMS e e-mail marketing, bem como em vídeos e demais conteúdos que incentivam a interação.
Ah, não se esqueça de sempre analisar os dados e procurar formas de encantar ainda mais os usuários.
Invista em automação
Ferramentas de automação são muito importantes para profissionalizar ainda mais a sua presença digital, além de trazer dados poderosos e facilidades para a equipe de atendimento.
Automações de comunicação, como, por exemplo, os chatbots, podem começar diálogos e fazer uma triagem dos contatos, captando dados e trazendo respostas rápidas.
Já o CRM pode enviar SMS e e-mail automaticamente, principalmente a partir de ações dos usuários.
E aí, preparado para fazer toda a diferença para a sua empresa de automóveis? Aproveite para ler também sobre a forte influência do digital no mercado automotivo.