A maioria das pessoas possui uma desconfiança com relação ao atendimento ao cliente no setor bancário.
Normalmente, esse segmento está associado a:
- longas filas,
- processos burocráticos e difíceis,
- demora no atendimento.
Mesmo diante da área digital, as instituições bancárias em nosso país não conseguiram encontrar uma maneira de fidelizar seu público.
Para se ter ideia, de acordo com o relatório Connected Financial Service Report, desenvolvido pela Salesforce, 40% dos brasileiros trocaram de banco no último ano, um índice surpreendente que colocou nosso país na liderança do ranking com relação a esse assunto.
De acordo com 70% dos entrevistados brasileiros, o motivo para a troca se deu em função de experiências negativas no relacionamento digital com suas instituições.
Neste post, apresentaremos dicas importantes para que o setor bancário consiga melhorar o atendimento ao cliente e reverter essa frustrante estatística. Continue lendo e confira detalhes!
Por que a satisfação do cliente no setor bancário ainda é desafiadora?
O maior desafio do setor bancário está em modificar a impressão que os seus correntistas têm em achar que são apenas um número para a instituição.
Por mais que conheçam as pessoas que trabalham na agência do seu bairro ou cidade, existe uma distância a ser vencida, especialmente quando os contatos passam a ser digitais.
Essa questão é passível de solução, no entanto, as estratégias estabelecidas pelos executivos dos bancos precisam de mudanças, já que poucas instituições financeiras têm conseguido reverter esse conceito e fidelizar seus clientes.
Assim como os consumidores se sentem satisfeitos em adquirir o computador de determinada marca ou um modelo específico de automóvel, considerando que esses fabricantes estão a seu lado e buscam atendê-lo da melhor maneira possível, a mesma situação pode ser implementada junto aos serviços bancários.
3 tendências que melhoram o atendimento ao cliente no setor bancário
O desenvolvimento tecnológico e as experiências vivenciadas no varejo tem oportunizado a descoberta de tendências que efetivamente agradam o consumidor.
É observável que o ambiente bancário é conhecido por desenvolver e contratar soluções tecnológicas de extrema qualidade, quando soluções de segurança são implementadas com grande assertividade e garantem a tranquilidade dos correntistas, no entanto, essa situação ainda não é perceptível quando o assunto é o relacionamento.
Para isso, torna-se necessário que 3 tendências do mercado digital sejam incorporadas aos serviços bancários, vamos a elas:
Proporcione experiências personalizadas
As experiências personalizadas são aquelas que fazem com que o cliente se sinta único e especial, ou seja, é como se a estrutura bancária estivesse à disposição e pronta para atender às suas necessidades e demandas.
Para isso, algumas técnicas precisam ser implementadas, tais como:
- conhecer detalhadamente os clientes,
- humanizar a comunicação,
- manter o histórico dos clientes e lembrá-lo quando necessário,
- atender com rapidez e eficiência,
- disponibilizar o canal desejado para que ele se comunique,
- solicitar retornos a respeito do atendimento e corrigir as falhas.
Invista em segurança da informação
Se existe um ponto que é absolutamente valorizado pelos clientes, é o fator segurança, ou seja, a expectativa dos correntistas é que suas informações são confidenciais e tratadas dessa forma pela instituição financeira.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma demonstração da preocupação do governo com esse assunto, portanto, é fundamental investir em segurança de dados e demonstrar essa ação aos correntistas, deixando-os tranquilos e garantindo solidez no relacionamento.
Ofereça atendimento omnichannel
Já abordado anteriormente, voltamos de forma especial a esse assunto, pois, definitivamente, o atendimento omnichannel é uma maneira inclusiva de possibilitar ao cliente a escolha do melhor canal de comunicação para:
- realizar solicitações,
- tirar dúvidas,
- apresentar queixas,
- contratar serviços.
Para isso, torna-se necessário a contratação de soluções que possibilitem que todas as interações estejam registradas em um único ambiente, permitindo que qualquer atendente possa dar continuidade em uma conversa a partir do seu histórico.
Contar com o MKChannels é o melhor caminho para um atendimento omnichannel no setor bancário, pois se trata de uma solução completa de gestão de relacionamento. Para saber mais a esse respeito, vale a pena acessar o site e conferir detalhes!