Tudo o que você precisa saber sobre automação de marketing

Conteúdo MKOM

Conteúdo MKOM

A automação de marketing é fundamental para empresas que desejam se apresentar ao mercado e oferecer um retorno adequado, rápido e de qualidade a seus clientes.

Automatizar é desenvolver tarefas com o mínimo de assistência humana, portanto, é usar a tecnologia a favor da sua empresa e conseguir aumentar substancialmente o número de:

  • contatos, 
  • leads,
  • propostas,
  • negócios.

Os recursos humanos da sua empresa precisam estar prontos para atender as demandas que efetivamente venham a contribuir com o faturamento e resultados do empreendimento, enquanto que a Inteligência Artificial (IA) deve ser a ferramenta que possibilita agilizar os processos e qualificar os possíveis clientes.

O marketing, por sua vez, é a ciência que explora, cria e entrega valor para a satisfação dos consumidores.

Vamos aos detalhes da automação de marketing e o por que ele é tão importante para o sucesso de qualquer empreendimento. Confira!

O que é a automação de marketing?

A adoção dessa prática envolve o uso de tecnologias que automatizam ações e processos, atingindo os potenciais clientes em grande escala, porém, de forma personalizada.

De acordo com o guru Neil Patel, o melhor conceito para automação de marketing é: “o processo de utilização de software e tecnologia para otimizar, automatizar, e mensurar tarefas repetitivas de marketing online.”

Na prática, é utilizar ferramentas digitais que possam contribuir para o desenvolvimentos dos negócios, agilizando os processos e atendendo as demandas da empresa, porém, é importante compreender que essas ações vão muito além do conhecido e-mail marketing, uma excelente tecnologia que faz parte do escopo de soluções disponíveis.

Como os negócios se beneficiam dessa estratégia?

Com a adoção da automação de marketing, as empresas são beneficiadas a partir da eliminação dos trabalhos repetitivos realizados por colaboradores, possibilitando excelentes resultados e produtividade.

Outro fator importante é o de contar com ferramentas que contribuem na melhora da qualificação dos contatos, portanto, facilitam o trabalho da equipe de vendas que foca nas oportunidades reconhecidamente “quentes”.

É também através da automação que se consegue integrar os diversos canais de comunicação, possibilitando que qualquer operador possa entender exatamente o que se passa com determinado cliente, pois todas as informações ficam centralizadas em uma única plataforma.

Essa comunicação personalizada também faz parte desse processo, pois a IA colabora na avaliação das características dos leads e os direciona para estratégias específicas que atendem a seus gostos e buscas.

Descubra como ter uma automação de marketing de sucesso

Para se ter um processo de automação de marketing de sucesso, é necessário que os processos e objetivos estejam bem definidos e sejam claros.

Isso significa conhecer o público-alvo a ser trabalhado e quais são os passos a serem adotados para transformar um visitante de sua página em um comprador.

A partir da segmentação dos mercados e da personalização dos leads, é preciso contar com ferramentas adequadas que efetivamente colaborem com os resultados.

A integração marketing e vendas é fundamental para o sucesso da operação, portanto, as soluções contratadas precisam estar adequadas a essa realidade, ou seja, precisam estar “alinhadas” e devem atender ao quesito principal da operação: atração de clientes e o desenvolvimento de bons negócios para a empresa.

Outro fator importante para o sucesso na implementação da automação de marketing envolve a jornada de compra dos visitantes.

Diante disso, leia também nosso post que apresenta o mapeamento da jornada do cliente: descubra sua importância no varejo!

Sumário

Inscreva-se na Newsletter

Compartilhe em sua rede:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Comentários