Por natureza, abrir e manter uma empresa no Brasil é um grande desafio para o empreendedor, que por necessidade ou sonho inicia o seu próprio negócio.
Esse desafio envolve três fatores de importante relevância que são:
- a burocracia para a abertura e permanência da empresa,
- altas cargas tributárias,
- limitações do empreendedor no quesito gestão de negócio.
Por outro lado, a falta de planejamento, por parte do empreendedor, é responsável por quase 60% do fracasso e mortalidade das empresas no Brasil.
Nesse planejamento, ações para reduzir custos fazem a diferença no resultado, permanência e sucesso de um negócio.
Quer conferir algumas dicas para reduzir custos na sua empresa? Continue a leitura.
Como reduzir custos na empresa?
Você sabia que um estudo, realizado pelo Sebrae há alguns anos, revelou que entre as empresas que precisam fechar as suas portas:
- 55% dos empreendedores não elaboraram um plano de negócios para iniciar e manter a empresa,
- 50% não definiram estratégias para evitar desperdícios e reduzir custos.
Mas, afinal, como você pode reduzir custos na empresa?
Realizando um planejamento tributário
Uma das dicas mais eficientes para reduzir custos na empresa é começar por um planejamento tributário.
Nesse caso, se você não tiver conhecimento sobre os benefícios e impactos dos três regimes vigentes no Brasil, Simples, Lucro Presumido e Lucro Real, o mais seguro é contar com a orientação de um contador.
Ele é a pessoa certa para orientar sobre o regime que melhor se encaixa no seu negócio e o mais benéfico para a sua empresa.
Adotando medidas para reduzir desperdícios e despesas
Lembramos que no estudo do Sebrae que citamos, das 50% das empresas que fecharam suas portas, a gestão não havia definido estratégias para evitar desperdícios e consequentemente prejuízos financeiros.
Essas estratégias envolvem ações para:
- reduzir erros e a necessidade do retrabalho,
- melhorar a produtividade e a qualidade no ambiente corporativo,
- reduzir o uso dos recursos naturais e as despesas nas contas mensais, com água, energia, etc,
- evitar despesas desnecessárias, como a compra de descartáveis, por exemplo, reduzindo a utilização de papel impresso, etc.
Revisando os processos
Outro ponto de partida para reduzir custos na empresa é revisar todos os processos usados atualmente para identificar as possíveis causas de:
- retrabalho,
- desperdícios de material, recursos naturais e tempo,
- falhas que podem ser solucionadas,
- deficiência e falta de qualidade na experiência da jornada do cliente,
- gastos que podem ser reduzidos.
Essa revisão também ajuda a identificar o que já está em ação e tem sido eficiente para ajudar a reduzir custos na sua empresa.
Otimizando a comunicação
Falhas na comunicação estão entre os principais motivos de erros, retrabalho e prejuízos na organização.
Otimize a comunicação da sua empresa priorizando a tecnologia e os recursos digitais, além de ser mais eficiente também ajuda a diminuir despesas com material de expediente e reduzir custos na sua empresa, uma vez que vai substituir os recados em papel.
Investindo na fidelização de clientes
Segundo Philip Kotler, o pai do marketing, conquistar novos clientes chega a custar entre cinco e sete vezes mais do que manter e fidelizar os já existentes.
Logo, trabalhar em estratégias que promovem as melhores experiências, excelente qualidade, atendimento diferenciado e personalizado, antes, durante e pós-vendas, cativando e fidelizando o seu cliente, é uma forma de você reduzir custos e aumentar os seus resultados.
Então, você já aplica algumas dessas dicas para reduzir os seus custos?
Agora, que tal continuar a leitura e também saber sobre como a comunicação ajuda a promover boas experiências e a satisfação do seu cliente?