Cobrança via WhatsApp? Quando falamos nesse aplicativo de mensagens, milhões de empresas o usam para as mais variadas estratégias, sendo uma delas a de cobrar.
Seja aquele boleto atrasado, uma parcela de uma compra que está prestes a vencer ou até mesmo um plano contratado que será cortado são enviados para os usuários por meio do aplicativo.
O WhatsApp é um dos aplicativos de comunicação mais usados no Brasil e no mundo, e depois de criada a sua versão Business em 2018 as empresas ficaram ainda mais presentes no app, já que tiveram acessos a mais funcionalidades e ferramentas.
Sendo assim, o aplicativo se tornou mais um canal de comunicação, marketing, divulgação, estudo dos clientes e também para cobranças, envio de promoções e avisos de modo geral, como anúncio de épocas de promoções, como a Black Friday.
No entanto, será que todos esses tipos de comunicação são permitidos no aplicativo comprado pela Meta em 2014? A questão é que com o uso cada dia mais presente na população, nem sempre todas as estratégias seguem as leis.
Por falar nisso, a Lei Geral de Proteção de Dados, LGPD, trouxe diversos termos sobre o uso de dados de clientes, o envio de mensagens sem permissão e até mesmo o de comprar listas de contatos.
Pensando em ajudar você a entender mais sobre fazer cobrança via WhatsApp, criamos esse conteúdo. Continue a leitura e entenda se é permitido fazer isso, quais os riscos e de que forma usar essa ferramenta a favor da sua marca.
É legal realizar cobrança via WhatsApp?
Apesar de algumas atitudes serem consideradas ilícitas, como o envio de mensagens para pessoas que nunca permitiram, fazer cobrança via WhatsApp está dentro da lei, mas para isso é preciso seguir algumas regras.
Em primeiro lugar, jamais devem ser enviadas mensagens para pessoas que não aprovaram o contato anteriormente, ou aquelas que se descadastraram da sua base.
Depois, é necessário seguir o Código de Defesa do Consumidor, que estipula algumas regras, como não enviar mensagens com menos de 48 horas de intervalo, não ameaçar de qualquer forma o indivíduo ou dizer palavras que podem ser ofensivas.
No entanto, o que diz a Meta, dona do app? Se o propósito da sua marca for unicamente cobrar o cliente, a prática não é vista de forma positiva pelas políticas da empresa, mas se uma relação já estiver sendo desenvolvida com o cliente, pode ser feita a cobrança.
Quais os riscos em fazer a cobrança via WhatsApp?
Mesmo que seja possível fazer cobrança via WhatsApp, a sua empresa não está imune aos riscos de realizar esse tipo de estratégia para combater a inadimplência.
O maior risco de cobrar as pessoas pela plataforma é de receber diversas reclamações e denúncias por SPAM, o que pode fazer a sua conta ser desativada sem tempo previsto para retorno das atividades.
Além disso, se você não seguir as práticas descritas no começo deste post, pode perder a credibilidade perante os seus clientes, assim como até mesmo ser alvo de processos, que podem gerar multas e demais penalidades.
Como cobrar um cliente por WhatsApp?
Agora que você sabe que é possível usar o WhatsApp para fazer cobranças, mas que existem alguns riscos, é hora de ver algumas dicas de como usar esse canal para evitar a inadimplência da sua base de contatos:
Apresente-se: diga o nome da empresa, o motivo do contato, assim como relembre de qual compra se refere a fatura, sempre de forma amigável e solícita.
Linguagem formal: evite qualquer tipo de brincadeira, ameaça, comentário indesejado ou frases de duplo sentido.
Negociação justa: traga opções de pagamento variadas (boleto, pix, parcelamento, etc), bem como formas de negociação que sejam justas para ambas as partes. Se possível, não cobre juros abusivos ou qualquer outra taxa que pode ser vista de maneira negativa.
E aí, pronto para cobrar os seus clientes sem ter dor de cabeça? Por falar nisso, leia também sobre como criar um chatbot e treiná-lo.