Realidade virtual: a revolução no mercado imobiliário

Picture of Conteúdo MKOM

Conteúdo MKOM

A realidade virtual aplicada no mercado imobiliário abre as possibilidades para futuro comprador tornar a sua experiência mais realista e atrativa ao explorar online o imóvel de seu interesse.

Também é uma excelente estratégia para a construtora ou imobiliária encantar clientes e aumentar suas chances de vendas.

A era digital transformou as formas de comunicação, as relações de trabalho e o comportamento do mercado e do consumidor.

O ambiente online passou a ser a grande vitrine para empresas mostrarem seus produtos e serviços, e para o cliente encontrar aquilo que deseja e tomar a sua decisão de compra.  

Segundo o portal do Sebrae, nove a cada dez brasileiros usam no mínimo 6 canais de pesquisas para então decidir por uma compra, nos mais diversos segmentos e departamentos. De um imóvel a uma pizza, tudo é possível comprar online.

Sem contar que a internet também possibilita visitas virtuais a museus, lojas, bibliotecas, restaurantes e imóveis colocados à venda ou locação, onde a tecnologia simula o real e permite interações mais realistas com o usuário. 

Continue a leitura e saiba como a realidade virtual passou a ser uma tendência no mercado imobiliário.

Entenda o que é a realidade virtual

Realidade virtual (RV) é uma tecnologia de interface entre usuários e um sistema operacional que induz efeitos visuais, sonoros e até mesmo táteis. 

Ela foi desenvolvida inicialmente para o mundo dos games, levando o jogador a interações mais realistas e fazendo-o se sentir parte integrante do cenário. 

Na verdade, a tecnologia simula ambientes digitalmente criados, proporcionando ao visitante a sensação de imersão.

Ou seja, permite ele se sentir fisicamente introduzido no ambiente virtual, usufruindo de experiências sensoriais próximas com as sentidas no mundo real. 

Importante destacar que algumas tecnologias se utilizam de headsets e óculos para promoverem uma melhor conexão usuário x mundo virtual.

Aplicações da realidade virtual no mercado imobiliário

A realidade virtual, assim como outras tecnologias, também passou a ser uma tendência no mercado imobiliário e é uma forma de promover boas experiências ao cliente.

Afinal, você estará possibilitando que a partir de alguns cliques o seu lead consiga visitar a casa ou apartamento no qual está interessado.

A RV possibilita que a pessoa, casal ou grupo familiar possa realizar, por exemplo, um tour 360º em todo o imóvel, visitando individualmente cada cômodo, área externa da edificação, e até mesmo a rua onde ele está situado.

Os futuros compradores também poderão ter acesso à maquete eletrônica, no caso de lançamentos, e à visita virtual, sentindo-se confortavelmente imersos em cada espaço.

Por outro lado, a sua imobiliária ou construtora está oportunizando uma experiência mais realista, confortável e personalizada ao seu cliente na visitação, aumentando as chances de compras ou locação.

Benefícios observados no uso da tecnologia pelo setor imobiliário 

A aplicação da realidade virtual no mercado imobiliário ainda enfrenta alguns desafios e o primeiro deles é a necessidade de investir em hardwares e softwares de qualidade.

Outro é contar com profissionais especializados e capacitados para garantir uma experiência sem falhas ao usuário.

Ainda existe o desafio de adaptação por parte dos corretores, engenheiros, arquitetos, construtores e donos de imobiliárias que precisam se adequar com a presença da realidade virtual no dia a dia do mercado imobiliário e no atendimento e relacionamento com o cliente.

Entre os benefícios de investir na tecnologia é que a RV passa a ser uma eficiente estratégia de divulgação online, dando muito mais visibilidade aos imóveis na web.

Outro benefício é a economia de tempo e dinheiro, comparados com as horas e gastos dedicados à  visita física por parte dos corretores.

A imobiliária ou construtora também terá mais agilidade e maiores chances de vendas. Primeiro porque uma visitação de qualidade usando a realidade virtual elimina a necessidade de agendamento, com isso se ganha tempo.

Sem contar que a RV permite que o usuário personalize espaços durante as visitas virtuais, fazendo com que os futuros compradores consigam visualizar os espaços conforme suas preferências e necessidades, isso aumentando o interesse pela compra.

Agora que você conferiu como a realidade virtual está revolucionando o atendimento ao cliente, que tal continuar no nosso blog para saber também como usar o SMS no mercado imobiliário?

Sumário

Inscreva-se na Newsletter

Compartilhe em sua rede:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Comentários