O sucesso dos relacionamentos comerciais ocorrem a partir dos tipos de negociação existentes, mesmo que na maioria das vezes não nos atentemos para esses detalhes.
Isso significa que não existe uma única fórmula para se atingir o sucesso de uma venda, compra ou acordo comercial.
As situações acontecem e, quando se sabe como conduzir o processo, as chances para se obter êxito são grandes, possibilitando bons negócios e o aproveitamento das oportunidades que surgem.
Segundo Philip Kotler (o pai do marketing moderno), “uma coisa é perceber oportunidades atraentes e outra é ter competência para ser bem sucedido nessas oportunidades.”
Para se alcançar a competência, é preciso conhecer quais são os tipos de negociação existentes e como desenvolver cada uma delas. Continue lendo e saiba mais a respeito!
Principais tipos de negociação
Apesar de não existirem regras que estabeleçam como atingir os objetivos, é importante conhecer os 4 principais tipos de negociação que existem e avaliar quando cada um deles pode ser adotado:
Negociação integrativa
A negociação integrativa só é possível de ser realizada quando as duas partes interessadas estão dispostas a encontrar um equilíbrio em seus interesses.
Isso significa possibilitar que todos ganhem com a negociação, o que nem sempre é o que acontece, pois muitos empreendedores desejam apenas que seus interesses sejam atendidos.
A vantagem nesse tipo de negociação diz respeito a construir um relacionamento longo e duradouro, onde a desgastada palavra “parceria” pode se tornar uma realidade.
Possibilitar a integração dos negociantes significa:
- Viabilizar o preço dos produtos e serviços;
- Encontrar uma boa forma de pagamento;
- Incluir serviços que colaborem para o sucesso da operação.
Encontrar um modelo que viabilize a negociação é trabalhar de forma integrada, onde as duas partes saem ganhando na operação.
Negociação acidental
A negociação acidental ocorre quando determinada operação ocorre sem que exista uma relação entre o cliente e o seu negócio.
Isso acontece quando em determinada ocasião uma empresa de outro segmento precisa de alguma solução que sua empresa oferece, no entanto, não existe uma continuidade nos processos, pois a necessidade é pontual.
Nesses casos, o bom atendimento e todos os cuidados para que o cliente saia satisfeito pode acarretar em novas negociações futuras e na indicação da sua empresa como uma ótima alternativa para negócios que envolvem as soluções do seu empreendimento.
Negociação colaborativa
A negociação colaborativa é aquela metodologia em que o objetivo é uma relação de longo prazo, onde as duas parte envolvidas conheçam detalhes que dizem respeito a:
- Custos;
- Margens de lucro;
- Detalhes operacionais.
Nesse caso, normalmente são contratos onde as bases da negociação são apresentadas e busca-se um modelo que possa satisfazer as duas partes do processo.
Negociação distributiva
Finalmente chegamos na negociação distributiva, aquela que ocorre visando obter vantagem na operação.
Ao contrário da integrativa, nesse caso o que vale é o custo dos produtos e serviços e a negociação ocorre em um “jogo” de ceder e solicitar vantagens.
Nesses casos, é comum:
- Operações sem margem de lucro;
- O cliente paga pelo valor exigido pelo fornecedor;
- A negociação não acontece por falta de acordo.
O fato é que na negociação distributiva é comum que um dos lados sinta-se insatisfeito com a operação, o que acaba refletindo em uma experiência negativa e no relacionamento futuro.
Agora que você já conhece os tipos de negociação existentes e pode avaliar quando utilizar cada um deles, continue conosco e leia nosso post que apresenta o atendimento ao cliente: multicanal e omnichannel!