Como aumentar a produtividade da equipe de atendimento?

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Sabia que ao focar em melhorias tecnológicas para a equipe de atendimento é possível obter resultados surpreendentes? 

Apesar dos aparatos tecnológicos presentes e as ferramentas que fazem parte do cotidiano de empresas ao redor do país para auxiliar equipes de diferentes nichos, entre eles o atendimento, ainda existem gestores que mantêm os atendentes com ferramentas antigas.

A forma como mantém os colaboradores, assim como os treinam e oferecem as suas ferramentas de trabalho, mostra que o potencial dessa parte tão importante da marca pode não estar sendo trabalhado com 100% do potencial.

Pense na seguinte situação: você precisa resolver um problema com o seu pedido de e-commerce e ao tentar falar com um atendente precisa esperar longas horas no WhatsApp. Provavelmente, você ficaria ainda mais desapontado, certo?

Inclusive, seria comum você achar que a demora é culpa da falta de competência da equipe de atendimento. Mas e se a gente falar que toda a equipe de atendimento conta com apenas uma conta no WhatsApp e não possui e-mails comerciais?

Essa ainda é uma realidade bastante comum em empresas que até então deveriam ser conhecidas pelos seus avanços tecnológicos, mas definitivamente não são assim.

Entenda, neste post, como a tecnologia e determinadas estratégias podem otimizar a produtividade da sua equipe de atendimento, bem como aumentar a satisfação dos colaboradores. 

Dicas para aumentar a produtividade da equipe de atendimento

Veja a seguir alguns passos que podem ser implementados na sua equipe de atendimento, para que os seus colaboradores possam apresentar melhores resultados tanto perante aos clientes quanto para os seus objetivos.

Tenha um objetivo claro e alcançável

Antes de pensar em ferramentas e demais questões, primeiro é importante definir um objetivo e informá-lo para todos da equipe. Depois, é hora de falar sobre as formas de atingir esse objetivo e de que maneira a equipe pode fazê-lo.

Ah, não se esqueça: não adianta trazer objetivos impossíveis ou muito complicados de serem alcançados, porque em vez de conseguir engajar os seus colaboradores, você os deixará pressionados e ainda mais desmotivados.

A ideia é trazer pequenos desafios a cada período e trabalhar a equipe para que ela possa manter-se constante.

Mantenha a equipe de atendimento motivada

Se você já trabalhou com o público, deve saber que mesmo seguindo todos os scripts, faz parte do dia a dia receber xingamentos, reclamações ainda piores e injustiças.

Agora pense, a sua equipe trabalha constantemente com o público e precisa de motivação para continuar apresentando o melhor.

Aqui, pode ser interessante investir em treinamentos mais novos, cursos e também lembretes e pequenos prêmios pela dedicação de todos.

Ofereça feedback

Quando falamos em dar retornos sobre a produtividade da sua equipe, que é geralmente feita um a um, não queremos que você traga apenas os pontos que precisam de melhoria.

A sua equipe é formada por pessoas que cometem erros, mas que na maior parte do tempo estão exercendo as suas atividades com maestria. Então, lembre-os do quanto são competentes e que você estará lá para ajudar quando cometerem algo errado.

Invista em tecnologia

A tecnologia é fundamental para a sua equipe de atendimento por diferentes motivos. Em primeiro lugar, ela agiliza processos e torna o cotidiano mais leve, de forma a permitir que os colaboradores foquem no que realmente importa.

Depois, não podemos esquecer que processos que antes eram feitos por horas podem ser finalizados com um clique, como o disparo de um e-mail marketing, por exemplo.

Por fim, não podemos esquecer do quanto a tecnologia torna a sua empresa mais inteligente, principalmente pelo fato de que os softwares e ferramentas trazem dados em tempo real, estimativas e cruzam dados.

E aí, o que está esperando para conhecer as nossas soluções de atendimento aos clientes? 

Conheça MKChannels, ferramenta que permite a unificação de diversos canais, facilitando o atendimento e a mensuração de dados.

De forma inteligente, também permite que um mesmo usuário possa ser acessado por vários colaboradores, de forma a agilizar ainda mais o atendimento. Conte conosco!

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