Tudo o que você precisa saber sobre benchmarking no varejo

Picture of Conteúdo MKOM

Conteúdo MKOM

Você sabe o que é benchmarking e qual a importância na aplicação dessa ferramenta no segmento do varejo? 

Essa expressão inglesa significa “avaliação comparativa”, ou seja, uma estratégia utilizada por empreendedores e executivos para medir o desempenho da gestão e dos negócios da empresa.

De acordo com uma das maiores autoridades mundiais do marketing, Philip Kotler:

Benchmarking é a arte de descobrir como e porque algumas organizações podem desempenhar muito mais tarefas do que outras.”

Trata-se, portanto, de uma investigação, pesquisas e levantamento das oportunidades que podem ser muito importantes para o aprendizado e a busca por resultados melhores para o seu varejo. Continue conosco e confira detalhes a esse respeito!

A importância do benchmarking para o varejo

Fazer o benchmarking no varejo é acompanhar de perto os movimentos dos concorrentes ou de lojas que são vistas como exemplos de boa gestão e atendimento, buscando conhecer os detalhes das suas operações.

É, na verdade, aprender e colocar na prática tudo aquilo que possa ser aproveitado, adaptado e personificado com a marca do seu empreendimento.

Essa ação também é utilizada para avaliar campanhas, ações e todo tipo de movimentação onde a concorrência não obteve sucesso, ou seja, é também aprender com os erros dos outros.

Muitas áreas e setores de um varejo podem utilizar essa ferramenta como forma de melhorar seus processos, uma ação inteligente que apresenta excelentes resultados e evita transtornos vivenciados por terceiros.

Diferentes tipos de benchmarking

Existem cinco principais categorias de benchmarking, cada qual com características próprias e objetivos diferenciados:

Competitivo

A avaliação competitiva da concorrência tem por objetivo identificar os seus pontos fortes, quando as informações analisadas são captadas através de publicações que trazem:

  • faturamento,
  • produtos e serviços,
  • lançamentos,
  • planos de expansão.

Funcional

O benchmarking funcional é realizado com empresas dos mais diferentes segmentos, onde funções similares estão alcançando bons resultados em determinadas organizações.

Desse modo, o objetivo é analisar e aprimorar processos na sua loja a partir dos insights recebidos.

Interno

A avaliação de caráter interno, como o próprio nome identifica, são as análises realizadas nos diversos setores da organização, onde se torna possível compreender o desempenho das equipes e dos profissionais.

Cooperativo

Outra possibilidade que apresenta excelentes resultados é a reunião de diversas empresas, formando uma cooperativa.

Nesse caso, essas empresas trocam informações que possibilitam ajustes, melhorias, identificação de oportunidades e todo tipo de estratégias adotadas com sucesso que podem ser aproveitadas pelos demais membros.

Genérico

Por fim, chegamos ao benchmarking genérico, ou seja, realizado por empresas que não são do mesmo segmento, porém, possuem práticas em comum no dia a dia das operações.

A ideia é comparar processos e aperfeiçoar aqueles que possam ser interessantes para a sua loja.

Passos essenciais para aplicar o benchmarking no varejo

O benchmarking no varejo começa com uma análise a respeito de uma avaliação interna no seu próprio negócio, o que significa conhecer detalhadamente como a sua empresa opera.

A partir daí, definem-se os objetivos do processo a ser trabalhado, onde um planejamento precisa ser elaborado.

Para isso, torna-se necessário definir o tipo de ação a ser adotada, de que maneira isso será feito, quais dados precisam ser coletados e que setores serão avaliados.

Então, de acordo com esse planejamento, inicia-se o processo de coleta de dados, um fator fundamental e que precisa ter qualidade para que as próximas etapas alcancem o sucesso desejado.

Na sequência, é realizado as análises, quando as comparações são avaliadas, localizando-se os pontos fortes e fracos de cada caso estudado.

A partir dessa etapa, é preciso definir as mudanças a serem realizadas no seu varejo, onde estratégias e boas práticas devem ser avaliadas e preparadas, considerando as características da sua empresa.

Por fim, chega o momento de implantar as mudanças, ou seja, colocar as ações avaliadas e aprovadas em funcionamento.

Certamente que o benchmarking no varejo exige trabalho e bastante esforço, no entanto, os resultados são compensadores quando o processo é bem realizado.

Quer conhecer mais sobre as oportunidades de melhorias para a sua loja? Leia nosso post que apresenta 5 dicas para aplicar SMS marketing no varejo!

Sumário

Inscreva-se na Newsletter

Compartilhe em sua rede:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Comentários