De fato, ter uma equipe de vendedores experientes faz toda a diferença. Mas você sabe a importância de investir na equipe de pós-vendas?
Seja qual for o segmento de uma organização, ela precisa vender os seus produtos e serviços para se manter viva e atingir os seus objetivos a curto e longo prazo.
Para isso, muitos empreendedores não medem esforços para investir em equipes de vendedores experientes e treinados, para que usem as estratégias de venda e comunicação de maiores chances de sucesso.
No entanto, um erro bastante comum de gestores dos mais variados setores de atuação é pensar apenas na prospecção, que apesar de ser muito importante não deve ser o único foco do comercial.
Além de ser muito mais barato e simples manter clientes que já compraram alguma vez na empresa, é altamente benéfico por diversos motivos, entre eles a satisfação dos usuários e o famoso marketing boca a boca.
Um dos principais pilares para a fidelização de clientes é com o pós-vendas.
Uma equipe dedicada a falar com os clientes após eles terem feito uma compra garante a satisfação, fornece suporte e assistência pós-compra, além de fortalecer o vínculo entre a empresa e o cliente.
Não é raro que a partir desse tipo de estratégia os clientes se sintam mais ouvidos e, claro, únicos!
Por falar nisso, atualmente os usuários querem não só preços competitivos e qualidade de atendimento, mas também empatia, personalização e escuta ativa.
Sem mais demora, veja neste post os principais passos para montar uma equipe de pós-vendas e usufruir dos benefícios de pensar não só em prospecção, mas na satisfação de clientes já existentes. Boa leitura.
Passos para montar uma equipe de pós-vendas de sucesso
Veja a seguir alguns caminhos que podem fazer com que a sua empresa, além de criar um setor fundamental para a fidelização e feedbacks dos usuários, também melhore no atendimento de forma geral.
Alinhe os propósitos da empresa com a equipe de pós-vendas
Antes de criar qualquer projeto novo dentro da sua marca, é preciso contar com as pessoas certas e que estejam alinhadas com os seus valores e objetivos.
Se a sua equipe de pós-vendas foi criada para coletar feedbacks, ela deve ter isso como objetivo e focar a comunicação em obter informações e as respostas dos usuários, por exemplo.
Qualifique os profissionais periodicamente
Não adianta tentar obter resultados melhores seguindo as velhas práticas, certo? A verdade é que muitos gestores param no tempo e acreditam que por estarem fazendo sucesso por um tempo, não é preciso inovar nas práticas.
A verdade é que mesmo equipes marcadas pelo sucesso das estratégias precisam se manter atualizadas, além de buscarem novas tecnologias, ferramentas e até mesmo abordagens.
Deve partir da sua gestão o incentivo aos colaboradores a manterem os estudos e especialização. Pode até ser uma boa ideia criar um programa de recompensas por isso.
Faça mentorias ou estabeleça uma liderança
Você pode tanto contratar mentores para incentivar as equipes a terem uma visão ainda mais estratégica como buscar um líder destinado a avaliar, passar feedback e direcionar os especialistas a terem mais sucesso.
Sem um direcionamento adequado, a tendência é que os colaboradores atuem sem um norte ou até mesmo sem entender onde podem melhorar.
Estruture seu processo de vendas
Sem um padrão definido e que leve em conta os comportamentos do seu público-alvo, você poderá perder oportunidades, ter diversas reclamações ou arriscar atuar em canais que não são tão famosos perante os seus clientes.
Inclusive, sabia que o SMS é um ótimo espaço para fidelizar e encantar?
É fundamental ter um processo de vendas e fidelização bem definidos para as equipes direcionarem os usuários para os caminhos certos, além de padronizar as interações, contatos e formas de vender.
Invista em ferramentas tecnológicas
Claro que a gente não poderia esquecer de falar sobre nossas amigas máquinas, certo?
A inteligência artificial para captar dados da audiência e os robôs que fazem disparos de e-mails e SMS para as bases são mais do que necessários para qualquer empresa.
Atualmente, contamos com uma série de maquinários para ajudar tanto nas vendas como na fidelização.
Entre elas, podemos citar as de CRM, e-mail marketing, SAC 4.0 e, claro, a automatização de atividades operacionais.
E aí, que tal montar a sua equipe de pós-vendas? Aproveite para saber como esses três cases de Telegram para empresas podem ser inspiradores para isso.