Assim como o mercado digital está em constante evolução, o mesmo acontece com o varejo, de forma que o nascimento da pop-up store veio para mostrar isso.
A cada dia que passa, até para quem não é gestor ou empresário, fica mais claro que inovar métodos, estratégias e formas de atender o público é mais do que fundamental para a saúde das mais variadas empresas atualmente.
Sendo assim, não só nas redes sociais e na internet em geral que é preciso focar nas tendências e em estratégias novas, como, por exemplo, usar as lives para vender ou até mesmo criar vídeos interativos.
O varejo em si também precisa atender as novas tendências, bem como seguir a atualização constante do comportamento dos consumidores que, além de mais informados, querem comprar mais do que produtos.
Pensando nisso, muitas marcas perceberam que não bastava ter um ponto de vendas atraente e com lançamentos a cada período, mas também unir as ações digitais e a presença omnichannel para então conseguir sair na frente da concorrência.
Dentro dessa realidade, as pop-up stores nasceram, como uma forma de inovar sem um grande investimento. Entenda mais, neste post, sobre o que elas são e trazem de vantagens para as empresas. Boa leitura.
O que é uma pop-up store e como ela funciona?
Uma pop-up store, também conhecida como loja temporária, é um tipo de estabelecimento comercial que opera por um período de tempo limitado em um espaço físico não fixo.
Essas lojas são geralmente montadas em locais estratégicos, como ruas movimentadas, shoppings, feiras, eventos ou até mesmo dentro de lojas já existentes, e realmente existem para durar um certo período e depois serem desmontadas.
O conceito de pop-up store ganhou popularidade nos últimos anos como uma estratégia de marketing e vendas, especialmente no varejo.
Elas são projetadas para criar uma sensação de urgência e exclusividade para os consumidores, pois têm um prazo determinado para funcionar.
Por exemplo, uma pop-up store pode ser aberta apenas durante um evento específico, uma temporada de férias ou para lançar um novo produto.
As vantagens de investir em uma pop-up store
Por serem temporárias, as pop-up stores exigem menos riscos em comparação com lojas permanentes, ao passo que apresentam uma série de benefícios.
Baixo custo
Ao contrário das lojas permanentes, as pop-up stores exigem menos investimento em infraestrutura e aluguel, tornando-as mais acessíveis para empresas de todos os tamanhos.
Além disso, a flexibilidade de tempo permite que as empresas aproveitem oportunidades sazonais ou eventos específicos, com elementos desmontáveis que funcionam como uma cenografia.
Aumenta a aproximação com o público
Essas lojas são projetadas para oferecer experiências únicas de compra, o que pode levar a um maior engajamento do cliente, bem como uma melhor aproximação com quem a empresa quer atingir.
Essas experiências podem incluir demonstrações de produtos, degustações e eventos especiais, que criam uma conexão emocional com a marca.
Um grande exemplo disso são as lojas de roupas que aproveitam a oportunidade para fazer promoções e lançamentos de coleções.
Fortalece a presença da marca
A presença de uma pop-up store em um local estratégico pode atrair a atenção dos locais e aumentar a visibilidade da marca.
Além disso, as campanhas de marketing e divulgação em torno da loja temporária também podem ajudar a aumentar a conscientização sobre a marca e seus produtos.
E aí, pronto para usar essa estratégia a seu favor? Aproveite para conhecer também a Discovery AI for Retail: a nova inteligência artificial para varejistas.