Como planejar conteúdos para datas comemorativas?

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Planejar conteúdos para datas comemorativas é uma estratégia que pode trazer bons resultados para o seu negócio.

Assim como as lojas mudam de visual e preparam promoções e decorações específicas para determinados períodos, o marketing digital deve fazer a sua parte e divulgar datas importantes que merecem e ganham a atenção da sociedade e consumidores.

A semana do consumidor de 2024, segundo dados da Voxus, contribuiu para um aumento de 5% no faturamento das lojas virtuais de todo o Brasil, isso se comparado com o evento do ano anterior.

O segmento campeão de vendas nesse período foi o de moda, com destaque para roupas e acessórios, especificamente sapatos e sandálias.

Outro exemplo foram as vendas realizadas no período de carnaval, onde o faturamento cresceu 7,7%, com destaque para os supermercados que alcançaram índices de 11,1%, quando comparado a 2023.

O fato é que, tanto nas empresas físicas como nas lojas virtuais, ocorrem aumentos nas vendas, portanto, planejar conteúdos para datas comemorativas pode trazer grandes resultados. Continue conosco e saiba o que fazer!

Por que produzir conteúdos para datas comemorativas?

O primeiro motivo para produzir conteúdos para datas comemorativas é o de atrair público e capitalizar diante dessas demandas sazonais.

Essas datas também colaboram para o fortalecimento dos relacionamentos, especialmente através de belas mensagens e conexões emocionais.

O aumento do engajamento também ocorre, uma vez que classes profissionais se sentem prestigiadas nas homenagens relacionadas ao seu dia, bem como se consegue atrair público interessado em temas específicos e voltados às datas comemorativas.

Desse modo, o posicionamento da marca é outro fator importante, pois esse tipo de ação atrai simpatizantes.

O desenvolvimento de conteúdos específicos colabora de maneira efetiva com a estratégia de marketing da empresa, portanto, é um importante elo do projeto a ser trabalhado.

Passos para fazer um bom planejamento

Para desenvolver um bom planejamento de conteúdos para datas comemorativas, você precisa estar atento as seguintes ações:

Avalie se é viável realizar esses conteúdos

Tudo se inicia a partir da análise das datas comemorativas e a viabilidade de negócios que podem surgir a partir dos produtos, serviços e segmentos em que sua empresa atua.

Lembre-se que o processo precisa ir além do desenvolvimento de conteúdos, já que todo um projeto de marketing precisa ser viabilizado.

No entanto, mesmo que algumas datas não contribuam com o acréscimo das vendas, pode ser importante para fortalecer ou inserir a marca da sua empresa em determinado segmento.

Escolha datas relevantes

A partir das avaliações realizadas e das possibilidades existentes, é hora de escolher as datas relevantes na qual a sua empresa desenvolverá campanhas a respeito.

Escolha aquelas que fazem sentido para o seu segmento e para seus clientes, desenvolva um cronograma de tarefas a serem realizadas para que todo o processo tenha êxito.

Uma boa ideia, especialmente no primeiro ano dessa nova prática, é a de escolher datas que permitam um intervalo, visando o desenvolvimento de um planejamento eficaz, exceção feita para aquelas que tradicionalmente trazem grandes resultados, como Black Friday e Natal, e também as que ocorrem sequencialmente.

Faça brainstorming com sua equipe

Por fim, uma excelente maneira de iniciar um processo de sucesso no planejamento de conteúdos para datas comemorativas é contar com sua equipe de trabalho, especialmente o pessoal de:

  • marketing,
  • vendas,
  • atendimento.

Portanto, inicie com um brainstorming, onde todas as ideias merecem ser ouvidas e analisadas. Assim, ao final dessa etapa, você terá definido quais as datas a serem trabalhadas, como será realizada a abordagem e os temas a serem desenvolvidos.

Já que estamos falando em divulgação e estratégias voltadas a datas e públicos diferenciados, convidamos você a ler também nosso post que apresenta o Awareness: a estratégia ideal para aumentar o reconhecimento de uma marca!

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