Para ter sucesso no relacionamento com os seus clientes é fundamental a aplicação dos 5 pilares do atendimento.
A partir deles, obtém-se melhores resultados e a satisfação daqueles que procuram a sua empresa para:
- Solicitar informações;
- Apresentar uma crítica;
- Realizar pedidos;
- Pedir um orçamento;
- Fazer um elogio.
A tecnologia e facilidades de comunicação possibilitam que o relacionamento entre empresa e consumidor seja mais rápido e assertivo, e bons negócios sejam concretizados a partir de um atendimento de qualidade e eficiente.
Inclusive, segundo uma pesquisa realizada pela Hibou no final de 2021, 92,7% dos consumidores colocam o atendimento como um dos fatores decisivos na hora da compra.
Isso significa que manter canais de contato e “ouvir” verdadeiramente aqueles que por alguma razão desejam se comunicar com sua empresa aumenta substancialmente as possibilidades de bons negócios, na medida que o atendimento a essas solicitações possua qualidade.
Neste post, apresentamos os 5 pilares do atendimento que sua empresa precisa investir para obter sucesso. Continue lendo e confira!
Quais os pilares do atendimento?
Antes de apresentarmos os pilares do atendimento, é importante saber que uma das maiores frustrações do consumidor é fazer contato com uma empresa e sentir-se ignorado.
Com as facilidades existentes para a comunicação, é fundamental que um empreendimento que deseja se relacionar bem com seu mercado esteja disponível e efetivamente “responda” as mensagens e solicitações de seus clientes.
Dentre os canais preferidos pelos clientes para esse tipo de comunicação são destaques:
- WebChat;
- WhatsApp;
- Facebook Messenger;
- Telegram;
- Skype;
- SMS;
- E-mail.
Independentemente de qual utilizar, siga os 5 pilares do atendimento. Eles precisam fazer parte do dia a dia da sua empresa:
Empatia
Os atendentes precisam ter empatia nos relacionamentos com aqueles que realizam contatos com sua empresa, ou seja, é preciso colocar-se na situação do cliente e demonstrar que efetivamente existe o interesse em atender as solicitações.
Comprometimento
O comprometimento assumido pelo atendente é fundamental para a satisfação daquele que realiza o contato.
Para isso, é fundamental compreender o que está sendo solicitado e garantir que um retorno será feito em determinado tempo, quando será apresentada uma solução para a dúvida ou pedido.
Resolução
Um dos mais importantes pilares do atendimento está na resolução do assunto, ou seja, de nada adianta a empatia e o comprometimento se não houver uma resposta à solicitação do consumidor.
Isso não significa necessariamente atender ao que está sendo pretendido, mas, apresentar as possibilidades existentes e explicar o porquê dessa decisão.
Rapidez
Nem todas as solicitações conseguem ser resolvidas de forma imediata, algumas precisam ser avaliadas e estudadas para serem respondidas.
Porém, essa resposta precisa ser rápida e esclarecedora, apresentando sempre alternativas para que a situação chegue a um bom termo.
Encantamento
Por fim, o último dos pilares do atendimento está em promover o encantamento, o que significa surpreender positivamente a pessoa que fez o contato.
Encantar o seu público fideliza clientes e demonstra que sua empresa está realmente preocupada e deseja atender às necessidades de quem procura e prestigia sua marca.
Essa ação pode ser realizada oferecendo alguma grande vantagem para o seu cliente, onde ele se sinta prestigiado e muito bem atendido.
Como se observa, é perfeitamente possível aplicar os 5 pilares do atendimento, desde que sua equipe esteja preparada para isso e ferramentas adequadas estejam disponíveis para possibilitar interações de qualidade, como é o caso das soluções da MKOM.
Agora que sua empresa sabe da importância a respeito desse assunto, continue conosco e leia o post que apresenta o atendimento ao cliente multicanal e omnichannel!