Quanto mais conhecer o seu público, melhor. Essa é uma verdade que já existe há décadas, por isso que estratégias como a definição do perfil de cliente ideal existem.
Já pensou o quanto é poderoso ter em mãos dados demográficos, de hábitos de compra, desejos, necessidades e até mesmo preferências de compra do seu público?
Além de aumentar sensivelmente as oportunidades de venda, também permite uma comunicação mais objetiva e ações de marketing e vendas mais fáceis de serem aceitas pelos usuários.
De modo geral, qualquer empresa pode se beneficiar ao traçar o perfil de cliente ideal para guiar as suas estratégias, mas determinados segmentos levam essa estratégia como uma obrigação, principalmente em casos de vendas complexas.
O setor automotivo em específico é um dos que mais investem e dedicam o seu tempo e expertise para traçar o perfil de cliente ideal, já que automóveis são itens de alto valor e com a premissa de ter uma durabilidade de anos.
Diferente de uma peça de vestuário ou uma refeição que as pessoas compram com uma frequência muito maior, é necessário atingir o público certo, entregar os melhores criativos, bem como criar campanhas que gerem valor para que a compra seja feita.
Um carro é muitas vezes o sonho de alguém e não deve ser levado como apenas mais uma aquisição.
Pensando em ajudar você a obter os benefícios de ter um perfil de cliente ideal ao seu favor, criamos esse conteúdo. Aprofunde-se.
O que é o perfil de cliente ideal?
O cliente ideal pode ser definido como aquele em que a aquisição será mais rápida por alguns motivos, entre eles a conexão entre a marca e o usuário.
Seria aquela pessoa que possui pouca ou nenhuma objeção e que tende a gerar mais receita, já que outros produtos da empresa podem atender às suas necessidades mais facilmente.
Percebeu o quanto é importante para o setor automotivo ter esse perfil em mãos? As vendas que tendem a ser complexas serão mais simples e consequentemente os resultados melhores.
Qual a sua importância para uma estratégia de marketing no segmento automotivo?
Quando falamos em vendas que demoram mais tempo para serem realizadas, elas tendem a ter um caminho diferente, já que é necessário um tempo maior para se relacionar com o cliente, educá-lo, convencê-lo e, claro, demonstrar os benefícios dessa aquisição.
Veículos são bens duráveis e podem ser adquiridos por uma série de motivos, desde necessidade para trabalhar, transportar mercadorias, ter mais conforto e até mesmo por causa do nascimento de filhos e demais acontecimentos.
Sendo assim, quanto mais rápido for definido e objetivo for o perfil do cliente, melhor para a organização que, além de ter menos esforço para vender, poderá direcionar os seus esforços para quem realmente importa.
Como criar um perfil de cliente ideal?
Como você deve estar pensando, para ter o cliente ideal em mãos, é preciso de muito estudo. Entre as principais vertentes para obter o perfil ideal estão:
- base de clientes atuais,
- quais produtos vendem mais,
- redes sociais mais usadas pelos clientes existentes,
- ticket médio das vendas dos últimos meses,
- estudo de mercado,
- análise da concorrência,
- pesquisa com os clientes mais fiéis,
- principais motivos para a desistência de vendas.
Com esses dados em mãos, você poderá traçar o perfil do cliente ideal, bem como usar essas informações para outras estratégias, como a criação da buyer persona e a melhoria ainda maior do público-alvo para próximas campanhas.
E aí, pronto para definir o perfil do seu cliente ideal? Conte conosco para tirar dúvidas ou se aprofundar ainda mais no tema. Entre em contato.