Ouvir o cliente é o caminho mais rápido para alcançar resultados e atender as expectativas do mercado.
No entanto, não basta ouvir apenas um deles e nos momentos de elogios, é preciso abrir os canais de comunicação para que eles tenham vontade, desejo e queiram expressar suas opiniões.
A partir de uma análise a respeito dos desejos e busca das pessoas que fazem contato com sua empresa, é possível desenvolver estratégias que venham a atender as expectativas daquilo que a maioria solicita, sugere e reclama.
O bom senso, aliado às solicitações pertinentes e que podem ser atendidas, tende a posicionar a empresa de uma maneira interessante no mercado, o que acaba se refletindo em vendas e faturamento.
Neste post, apresentaremos a importância de ouvir o cliente e adequar os negócios ao que agrada à maioria e atende às expectativas do seu público. Continue lendo e saiba mais sobre esse interessante assunto!
Por que ouvir o cliente?
Ouvir o cliente está diretamente relacionado a prestar um bom atendimento.
Segundo uma pesquisa realizada pela Hibou, empresa especializada em monitoramento do mercado, o bom atendimento é o segundo ponto mais importante de uma negociação, segundo a opinião de 94% dos entrevistados.
Em primeiro lugar, nesse mesmo estudo, apareceu a qualidade do produto, exigência de 98% dos consumidores.
Diante desse dado, conclui-se que apenas 6% das pessoas que, de alguma forma acessam o seu negócio, não se importam tanto com o atendimento prestado pela sua empresa, enquanto o restante do público está atento à maneira pela qual a comunicação é feita pelo seu empreendimento.
Como fazer isso de forma efetiva?
Para ouvir o cliente e prestar o desejado bom atendimento, sua empresa precisa trabalhar, através dos diversos canais de comunicação, os seguintes quesitos:
- o que ele deseja,
- o que ele precisa,
- quais as suas exigências,
- o que o estimula,
- quais as suas expectativas.
Essas respostas podem ser conhecidas quando diversos canais de comunicação estão à disposição do seu público, incentivando-o a apresentar suas opiniões.
Portanto, sua empresa precisa apresentar possibilidades de interação oferecendo canais de comunicação de forma:
- Pessoal,
- Telefonia,
- WhatsApp,
- Facebook Messenger,
- Chat Online,
- Skype,
- Telegram,
- SMS.
De acordo com os contatos, independente do meio utilizado, é essencial o retorno e a atenção para com o assunto tratado.
A obtenção de sucesso nessa empreitada envolve atendentes bem preparados que conheçam as soluções da empresa e ferramentas adequadas que possam apoiar os processos.
Conheça nossas soluções!
Para ouvir o cliente, registrar os contatos e interagir com qualidade, é fundamental que uma ferramenta esteja disponível para os atendentes trabalharem com qualidade e sem riscos de perder informações.
A MKOM pode contribuir efetivamente com sua empresa, oferecendo soluções que possibilitem registrar em uma única plataforma todos os conteúdos e contatos realizados nos mais diferentes canais disponíveis.
Essa possibilidade permite (por exemplo) que um usuário inicie uma conversa através do WhatsApp, relacione-se através de e-mail e queira concretizar uma negociação através do SMS.
Com a solução MKChannels, todos os contatos e seus conteúdos ficam armazenados em um único local, facilitando o acesso e possibilitando que, em minutos, qualquer operador saiba exatamente do que foi tratado e o que fazer para conduzir adequadamente o relacionamento.
A solução MKSms possibilita que esse canal de comunicação seja utilizado para a divulgação de campanhas e a atração de novos clientes.
Agora que você já sabe da importância em ouvir o cliente e deseja conhecer detalhes a respeito das soluções da MKOM, acesse nosso site e confira o que podemos fazer por sua empresa!