Quando falamos em disparo de mensagens, logo as pessoas pensam nas campanhas de e-mails. Mas sabia que é possível usar o SMS marketing também?
Quando falamos em SMS, de fato, ele não é mais o meio de comunicação mais usado para a troca de mensagens, principalmente pelo fato de que no Brasil as mensagens custam para serem enviadas e possuem limitações.
No entanto, já chegou a pensar o quanto essa ferramenta pode ser poderosa para as empresas na hora de se relacionar com os clientes? Enviar mensagens, receber a resposta dos clientes e mensurar essa chuva de dados de forma rápida.
Provavelmente, você já deve ter recebido alguma promoção, aviso ou até mesmo status de pedidos feitos na internet pelo e-mail, que foram bem úteis para informar e trazer dados importantes em poucos cliques.
O mesmo pode ocorrer com o SMS que em alguns casos pode ser ainda mais eficiente e repleto de benefícios, como o baixo custo por envio, bem como a rapidez e a qualidade das ferramentas atuais.
No entanto, será que o SMS marketing vale a pena para a minha organização? Entenda neste post exatamente do que se trata essa ferramenta e como uma simples mensagem de texto pode fazer toda a diferença para os seus clientes.
O que é SMS marketing?
Marcado pela objetividade e utilidade para os usuários, o SMS marketing nada mais é que a estratégia de melhorar a sua imagem perante a audiência usando os benefícios do SMS.
Essa ferramenta pode ser usada para enviar promoções, informações sobre a empresa, novidades e descontos personalizados, bem como informar sobre pedidos, enviar cobranças e auxiliar no pagamento de boletos, com o número do código de barras.
O SMS marketing nunca deixou de estar em alta por diferentes motivos, como a alta taxa de abertura que supera o e-mail e demais tipos de conteúdos direcionados, o baixo custo e a facilidade.
Por falar nisso, existem aplicações e integrações que aumentam ainda mais as possibilidades desse canal, permitindo envios para diferentes bases, a interação dos usuários, mensuração de dados em tempo real e dentre outros.
Dicas de SMS marketing para alavancar as vendas
Veja a seguir alguns modelos de SMS marketing que podem fazer toda a diferença nas campanhas digitais da sua marca, principalmente se for um e-commerce:
Boletos: seja para o pagamento de uma compra feita naquele momento ou de parcelas ou contas vencidas, o SMS pode facilitar, já que pode enviar apenas os números do boleto, que basta copiar e colar no app do banco para finalizar o pagamento.
Notificações: boas-vindas, confirmação de pedido, confirmação de pagamento, status da entrega e confirmação de entrega, dentre outras, como, por exemplo, o aviso de vencimento de uma conta.
Mensagens personalizadas: descontos específicos para aquele cliente, mensagens de felicitações no dia do aniversário e em demais datas comemorativas.
Avisos: principalmente os bancos usam essa função para trazer avisos sobre golpes, bem como notificar o gasto no cartão toda vez que ele for usado.
Como investir nele?
Assim como outras estratégias, o SMS marketing deve fazer parte de um planejamento sólido, destinado a determinados objetivos.
Não é qualquer mensagem de texto que irá atingir o seu público da melhor forma, sendo necessário estudar esse nicho antes de investir nessa nova aposta.
Depois dessa fase, é hora de encontrar uma ferramenta para atender às suas necessidades, como a MKSms e escolher o plano que for mais compatível com o tamanho da sua campanha.
Por falar nisso, aproveite para conhecer mais sobre o universo do SMS e leia também sobre o que enviar nos SMS de um e-commerce.