O que é prospecção ativa e qual o papel de um call center nessa abordagem?

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Até mesmo para quem já trabalha com vendas há algum tempo, alguns termos podem ser novidade, como, por exemplo, o que é prospecção ativa.

Principalmente após o surgimento da internet e suas ferramentas, novas formas de fazer uma série de atividades apareceram também, entre elas a de procurar clientes, entrar em contato e manter uma comunicação eficiente e duradoura.

Além das inovações em atividades consideradas triviais, como a comunicação e as compras em si, também surgiram novas etapas nas vendas e estratégias, como o inbound marketing, social media e o uso de chatbots.

Com o intuito de tornar os processos envolvidos nas vendas e divulgação de empresas mais eficazes, essas soluções chegaram para tornar mais barato e eficaz o ecossistema que envolve desde a definição do público-alvo até o pós-venda.

Assim como novas necessidades surgiram, ferramentas de comunicação integrada, estudo de mercado, captação de dados e até mesmo a mensuração de campanhas foram surgindo para auxiliar vendedores e especialistas em marketing no geral.

Por isso que alguns termos que até então eram chamados de outra forma ou até mesmo nem existiam agora estão em alta.

Se você quer saber do que se trata a prospecção ativa, os métodos mais usados atualmente e como fazer isso também pelo telefone, esse texto é ideal para sua busca. Boa leitura.

O que é prospecção ativa?

A prospecção ativa envolve a busca de novos clientes para uma empresa.

Esse tipo de estratégia envolve principalmente estudos de mercado e do público-alvo da organização, onde questões demográficas, de preferências de compra, de canais de contato mais usados e demais especificidades são levadas em conta.

Sendo assim, após ter um perfil bem detalhado do tipo de usuário que a empresa deseja ter, a equipe de vendas irá começar a entrar em contato de forma estratégica com essas pessoas, trazendo informações sobre a marca e seus produtos e serviços.

De forma linear, a tendência é que uma fatia relativamente marcante dessas pessoas desperte algum interesse pela organização, prosseguindo dentro do funil de vendas.

Quais são os métodos de prospecção ativa?

Agora que você sabe o que é prospecção ativa, deve estar se questionando como que a equipe de vendas consegue entrar em contato com esse grupo de pessoas tão segmentado.

A verdade é que existem diversas ferramentas para isso, entre elas:

  • LinkedIn: a rede social focada em contatos profissionais é um canal bastante usado para captar contatos e começar conversas com os clientes em potencial.
  • Anúncios: principalmente nas redes sociais e na rede de display do Google, os anúncios quando bem estruturados podem despertar a atenção do usuário, que irá realizar alguma ação, como se cadastrar, entrar no site e, claro, comprar.
  • Envio de e-mails: com a permissão do usuário, as empresas podem mandar e-mails com promoções, ofertas e pesquisas, para compreender mais sobre aquela pessoa.
  • Telefone: a prospecção ativa feita pelo telefone é uma das mais realizadas no Brasil, tanto pela facilidade da comunicação em tempo real quanto pela rapidez que um diálogo pode promover.

Em poucos minutos, é possível saber se aquele usuário tem o perfil do cliente ideal mesmo, bem como compreender o seu interesse e desejo de compra.

Além disso, ligações telefônicas não correm o risco de ficarem esquecidas para sempre na caixa de SPAM. Pense nisso.

Como fazer uma boa prospecção por telefone?

Para que a sua prospecção ativa seja um sucesso pelo telefone, é preciso observar alguns pontos, como a comunicação, que deve ser assertiva, objetiva e gentil, o script, que deve levar em conta as objeções, e a empatia.

Entender o que as pessoas querem, o que pensam e como desejam ser atendidas é fundamental para prosseguir com o projeto.

E agora? É hora de colocar essas dicas em ação com as ferramentas certas! Conheça a MKChannels e unifique vários canais de contato em uma única tela, com a possibilidade de ter múltiplos acessos simultâneos da sua equipe de atendimento.

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