Novos custos do WhatsApp Business no segundo semestre de 2023

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Se você usa o WhatsApp Business API para conversar e conquistar novos clientes, precisa ficar atento à nova atualização da Meta.

No mês de abril, a empresa realizou mudanças em sua política que serão implementadas no dia 1º de junho de 2023. A partir dessa alteração, as conversas de 24 horas serão taxadas de acordo com a sua categoria.

Vale ressaltar aqui que, segundo pesquisa realizada pela Opinion Box e pelo portal Mobile Time, cerca de 76% dos brasileiros interagem com marcas e empresas pelo WhatsApp. Dessas:

  • 77% tira dúvidas ou pede informações,
  • 65% solicita suporte técnico,
  • 61% recebe promoções,
  • 54% compra produtos e serviços.

Tudo isso mostra como essa ferramenta é importante e está se tornando ainda mais relevante para a comunicação entre o cliente e a marca.

Dessa forma, compreenda mais sobre a novidade do WhatsApp Business para adequar seus processos e não sofrer nenhuma cobrança sem entendê-la. Continue lendo e tire suas dúvidas sobre o tema.

O impacto das mudanças no WhatsApp Business API para o atendimento

Antes de você já começar a ficar preocupado com as mudanças no WhatsApp Business, é preciso entender o que realmente será alterado.

Basicamente, a Meta, empresa dona do aplicativo, criou novas categorias para o que antes era chamado de conversas iniciadas pelas empresas e pelo usuário.

A partir dessa nova classificação, haverá uma nova tabela de taxas. É essencial frisar aqui que as conversas iniciadas pelo usuário não terão atualizações nos valores.

Além disso, a Meta também alterou as primeiras 1.000 conversas gratuitas que, agora, só serão gratuitas quando iniciadas pelo usuário.

No meio de tantas mudanças, é normal se sentir perdido e não entender bem qual será o impacto real para o seu negócio.

De forma muito resumida, a grande alteração é que a partir de junho todas as interações iniciadas pela sua empresa serão cobradas o valor estabelecido para cada categoria.

Se você ainda tem dúvidas, não se preocupe. Ao longo desse artigo iremos esclarecer todas as novidades.

Alterações no disparo e custo de mensagens, conforme os 4 tipos

Confira quais são os 4 novos tipos de conversas e entenda os novos valores cobrados.

As conversas iniciadas pela empresa se dividem em três categorias: de marketing, de utilidade e de autenticação. É importante frisar que todas elas exigem aceitação prévia do cliente.

Mensagens de marketing

A primeira delas, de marketing, é destinada ao compartilhamento de ofertas, promoções, atualização de informações ou convites para clientes que responderem ou realizarem algum tipo de ação.

Em outras palavras, são as mensagens que você envia com o objetivo de vender o seu produto ou serviço.

Esse tipo de mensagem teve um pequeno aumento.

Mensagens de autenticação

As mensagens de autenticação são aquelas que auxiliam a empresa a autenticar o usuário. Isso pode ser feito por meio do envio de senhas de uso único e códigos para validação, por exemplo.

Essa categoria considera tanto processos de login, quanto verificação ou recuperação de conta.

Esse tipo de mensagem é a única que continua com o mesmo valor.

Mensagens de utilidade

Outra categoria criada para o WhatsApp Business são as conversas de utilidade. De acordo com a Meta, sua principal característica é facilitar uma solicitação, transação ou atualização previamente autorizada para um cliente sobre transações em andamento.

Deu um nó aí na cabeça e não conseguiu entender? A gente explica. Todas as mensagens que você enviar para atualizar o seu cliente de algo ficará nessa classificação.

Alguns exemplos podem ajudar você a entender melhor:

  • notificações pós-vendas,
  • envio de extratos de faturas recorrentes,
  • confirmação ou suspensão de uma transação,
  • alteração de dados.

Em relação ao preço, esse tipo de conversa terá uma pequena redução no seu valor.

Mensagens de serviços

Todas as conversas iniciadas pelo usuário são classificadas como mensagens de serviços. Como já falado, nesse caso não há nenhuma taxa.

Como serão feitas as cobranças?

Além de entender as categorias das mensagens, devemos explicar como as cobranças de conversa serão iniciadas. Segundo a própria Meta, elas irão ocorrer com base nas categorias dos modelos.

Quando um modelo é entregue, ele abre uma nova conversa, havendo a cobrança. Esse processo não ocorre se a mensagem for enviada em uma conversa existente da mesma categoria.

Isso quer dizer que se você enviar um modelo de mensagem de marketing em uma conversa de marketing já aberta, nenhuma taxa será cobrada.

Já se enviar uma mensagem de utilidade na mesma conversa, é iniciada uma nova, essa com outra classificação. Então, haverá a cobrança.

No caso das conversas de serviço, elas só serão iniciadas quando não houver janelas abertas e a resposta ocorrer com um formato livre na janela de 24 horas.

Caso algum modelo de mensagem seja enviado, ocorrerá a cobrança de acordo com a sua categoria.

Os valores passados acima foram os divulgados recentemente pela Meta. Você, como empresário, deve ficar de olho em qualquer atualização, lembrando de consultar as taxas para o Brasil.

Conversas no WhatsApp Business 

Agora que você já sabe mais sobre as novas classificações do WhatsApp Business, podemos falar sobre outras mudanças que serão implementadas na ferramenta.

1.000 conversas gratuitas

Outra alteração que ocorrerá a partir de junho no WhatsApp Business é nas 1.000 conversas do mês, que eram totalmente gratuitas.

Com a atualização, elas serão válidas somente para conversas iniciadas pelos usuários. Todas as outras serão tarifadas.

Apesar disso, após receber uma mensagem, as empresas têm uma janela de 24 horas para responder como desejarem, inclusive a partir de modelos de mensagem sem haver nenhuma cobrança.

Janelas de conversas mais duradouras

Outra mudança que ocorreu esse ano foi o aumento das janelas de conversas no WhatsApp Business. Essa alteração ocorreu em maio, mas ainda há alguns usuários que não sabem disso ainda.

Todas as conversas iniciadas a partir de um botão de chamada em anúncios ou em páginas do Facebook terão a janela estendida, passando de 24 para 72 horas.

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