O código 0304 foi criado pela Anatel e divulgado no final de 2022. Essa novidade tem como objetivo facilitar a identificação de ligações de cobrança.
Apesar dessa iniciativa já ter sido aprovada internamente, ela ainda passará por uma consulta pública durante 60 dias para regulamentar todo o processo.
Caso seja aprovada, as empresas terão 180 dias para se adaptar à medida, utilizando esse código não geográfico para fazer suas cobranças.
Continue lendo para saber mais sobre o código 0304 e veja como adequar os seus processos para não prejudicá-los.
Como funciona o prefixo para telemarketing 0303?
O código 0304 foi inspirado no prefixo para telemarketing 0303, implementado durante o ano de 2022.
Para ligações feitas por celular, a regra começou a ser válida em 10 março. Já para telefone fixo, a implementação ocorreu em 8 de junho.
Caso você não saiba do que se trata, a Anatel definiu que todas as ligações focadas na oferta de produtos ou serviços devem ser identificadas com o número 0303.
Em outras palavras, toda vez que o seu telefone toca e o prefixo é esse, trata-se de ligação para venda de algo.
Essa padronização facilita a identificação, o que permite que o consumidor escolha se deseja, de fato, atendê-la ou não.
Vale ressaltar que o não cumprimento da regra pode levar a multas ou outros tipos de punições.
O novo código 0304 para ligação de cobrança
O código 0304 segue a mesma lógica do outro, mas é focado em ligações de cobrança.
Assim como o 0303, essa iniciativa tem como objetivo dar mais liberdade para o consumidor, que poderá optar entre atender ou simplesmente ignorar o número.
É importante frisar, entretanto, que essa mudança ainda não foi estabelecida. Ela ainda passará por uma consulta pública. Mas, assim como ocorreu com as ligações de telemarketing, será possivelmente aprovada para melhorar a experiência do consumidor.
Veja como você pode reverter essa situação investindo em outros canais
A implementação do código 0304 com certeza impactará na efetividade das ligações de cobrança. Afinal, muitas pessoas vão optar por ignorar esse tipo de chamada, o que impossibilitará o contato diretamente com o cliente.
Mas isso não quer dizer que haverá, necessariamente, uma crise no nosso sistema de cobrança e que esses serviços irão perder a sua efetividade.
Para evitar que isso aconteça, é preciso promover pequenas mudanças na forma de abordagem para estar nos canais corretos.
Felizmente, atualmente já se tem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para substituir a chamada telefônica, como:
- e-mail,
- SMS, as famosas mensagens de texto,
- WhatsApp.
Outra opção é utilizar o WhatsApp Business API. Agora, a Meta está aceitando, sob avaliação, empresas de cobrança verificadas. Isso traz mais confiabilidade para a comunicação.
Vale ressaltar que o Brasil é segundo país que mais tem usuários no WhatsApp, o que reforça como esse canal é uma ótima opção para falar com os seus clientes,
Se você deseja saber mais sobre o uso de SMS e WhatsApp, tanto o normal quanto Business API, entre em contato conosco.
Somos especializados em tecnologias de comunicação e temos soluções para todos os tipos e portes de negócio. Fale com a nossa equipe e prepare os seus processos para a implementação do código 0304.