Novidades do mercado varejista e as principais tendências para o segundo semestre

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O segundo semestre de 2023 traz novidades para o mercado varejista, onde as empresas envolvidas no segmento precisam estudar e estar atentas para as tendências que se apresentam.

No ano passado, quando se imaginava que as lojas físicas iriam iniciar um processo de descontinuidade em função da preferência dos consumidores pelas compras digitais, essa situação não se confirmou.

Ao contrário disso, segundo dados da Serasa Experian, as vendas do varejo físico brasileiro fecharam o ano de 2022 com uma alta de 0,9% se comparado ao ano anterior.

Isso significa que o consumidor brasileiro não desistiu de comprar em lojas físicas e que o modelo híbrido é o caminho a ser seguido pelas empresas do segmento.

Neste post, apresentaremos as novidades do mercado varejista e as principais tendências para o segundo semestre. Continue lendo e saiba mais a esse respeito!

Tendências do mercado varejista para o segundo semestre

As tendências do mercado varejista apontam para ações tanto nas lojas físicas como nas digitais nesse segundo semestre. Vamos conhecer cada uma delas:

Economia circular e recommerce

A economia circular está diretamente ligada a sustentabilidade do planeta, ou seja, a conceitos nas quais os serviços e produtos oferecidos pelos lojistas atendam ao:

  • uso consciente dos recursos naturais,
  • aumento da vida útil dos produtos,
  • possibilidade de reaproveitamento ou reciclagem após o descarte, etc.

Além disso, outro conceito que não para de crescer diz respeito ao recommerce, expressão que significa a comercialização de produtos de segunda mão, portanto, é interessante que as lojas passem a analisar essa possibilidade.

Tecnologias de pagamento e segurança digital

Outro fato que merece toda a atenção por parte dos lojistas são as opções de pagamento, onde é fundamental oferecer as principais modalidades existentes, possibilitando que o consumidor escolha aquela que mais lhe atrai.

Isso significa disponibilizar opções de pagamento via QR Code e através de carteiras digitais, duas tendências da digitalização dos pagamentos.

A segurança digital não pode ser esquecida, especialmente no que se refere à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Cada vez mais os consumidores estão atentos a esse assunto, além de preocupados com o aumento dos crimes cibernéticos no país. Diante dessa realidade, oferecer segurança nos processos de compras e pagamentos torna-se essencial.

Varejo sem atrito

O mercado varejista exige também que o cliente tenha liberdade em escolher o melhor canal para avaliar e realizar suas compras.

Isso significa que uma negociação pode ser iniciada através do e-commerce e a efetivação do negócio ocorra em uma loja física.

Os clientes esperam que não existam redundâncias na solicitação de documentos e que as condições de negociação sejam as mesmas, afinal, trata-se da mesma empresa.

As estratégias omnichannel continuam sendo decisivas para os clientes, portanto, muita atenção no uso da tecnologia e na integração das informações e processos.

Tecnologia com toque humano

Por fim, é fundamental que toda a tecnologia disponibilizada para o mercado varejista não perca o toque humano.

Isso significa possibilitar aos clientes experiências personalizadas. 

Atualmente, existem soluções voltadas a oferecer alta qualidade no atendimento aos clientes, independente dos canais de contato que sua empresa possa disponibilizar.

Possibilitar a integração desses canais melhora consideravelmente o relacionamento com os consumidores, onde cada um se sente atendido de forma personalizada e todo o histórico e negociações já realizadas são conhecidas pela equipe de colaboradores.

Além disso, é possível, através dessas soluções, realizar uma gestão total de atendimento, envolvendo:

  • chatbots,
  • atendimento humano,
  • relatórios e gráficos,
  • controle e monitoramento de todos os processos.

Diante de toda essa realidade que ganha cada vez mais força no mercado varejista, é importante que sua empresa conheça as ferramentas da MKOM, visando melhorar os resultados dos seus negócios e ganhar destaque como uma empresa diferenciada!

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