Como montar um call center com pouco dinheiro? Veja nossas dicas para pequenas empresas

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Muitos empreendedores possuem pouca verba sobrando, mas desejam abrir o seu próprio negócio. Sabia que uma opção é montar um call center com pouco dinheiro?

Pode parecer para algumas pessoas algo relativamente difícil e até impossível, pois é comum atrelar call centers a salas gigantes com centenas de colaboradores na frente de computadores e headsets.

De fato, muitos locais de atendimento ao cliente ainda são assim, mas não são todos, de forma que você pode montar um call com pouco dinheiro, sem pecar na qualidade do atendimento, produtividade e estrutura para os seus colaboradores.

Inclusive, durante o período do distanciamento social causado pela pandemia de COVID-19, muitas empresas que atuavam presencialmente precisaram mudar parte ou toda a operação para o home office, o que trouxe soluções para muitos empresários.

Por falar nisso, até mesmo depois da pandemia muitas empresas mantiveram o regime de trabalho a distância, devido aos benefícios dessa forma de trabalho, que economiza no aluguel de uma sala, vale-transporte, deslocamento, alimentação e mais.

No entanto, não basta contratar uma pessoa, dar um computador para ela e deixá-la com uma lista de clientes para atender, sem qualquer planejamento, gestão, feedback e treinamento de ponta.

Entenda, neste post, como montar um call center com pouco dinheiro, quais ferramentas você vai precisar para fazer isso e, claro, dicas para ter sucesso. Boa leitura.

Como montar um call center com pouco dinheiro?

Veja a seguir alguns passos que permitirão você começar um novo negócio promissor, sem quebrar a cabeça. 

Entenda a legislação

Em primeiro lugar, você precisa conhecer a chamada Lei do SAC, que regulamenta os call centers de todo o Brasil. Ela traz regras sobre o tempo de espera em uma ligação, criação de protocolos, formas de cobrança e demais.

Ela é que irá guiar as políticas da sua empresa e diretrizes gerais, de forma a trazer de forma clara o que pode e o que não pode ser feito dentro da sua empresa de atendimento.

Você quer montar um call center com pouco dinheiro, não quer ter despesas com multas e processos de clientes irritados, certo?

Escolha quais são os serviços

A sua empresa de call center irá focar em apenas um tipo de atendimento ou mais de um? Os tipos de centrais de atendimento mais comuns são de SAC, ouvidoria, cobrança, help desk e telemarketing.

Cada um deles possui um modelo de trabalho e scripts que devem ser seguidos, onde cabe a você saber qual deles possui mais facilidade e rentabilidade.

Defina o tipo de operação

Para montar um call center com pouco dinheiro, é preciso ter em mente qual será o tipo de operação realizada pela empresa.

Existem três tipos:

Receptivo: é o tipo de central que recebe ligações e demais formas de contato, geralmente para resolver pendências, redirecionar para outras equipes e facilitar processos.

Ativo: é o responsável por procurar os clientes e assim começar o atendimento. Não só de cobranças, mas também vendas e a oferta de serviços diversos fazem parte desse tipo de operação.

Misto: serviço que une o receptivo e ativo, fazendo e recebendo ligações e contatos diversos diariamente.

Invista em tecnologia

De fato, é comum que algumas pessoas pensem que um call center apenas lida com as ligações telefônicas, mas a verdade é que eles podem abranger uma série de canais, como SMS, ligação, chat, WhatsApp, redes sociais, e-mail e mais.

Para centralizar tantos canais, interações e clientes em um ambiente só, a sua empresa conta com a tecnologia para isso. Ferramentas de comunicação e unificação de perfis são uma ótima opção.

Inclusive, você já ouviu falar sobre a MKChannels? Essa ferramenta permite que você esteja presente em todos os canais desejados, atuando de forma automatizada e inteligente, com a possibilidade de atrelar um chatbot e inteligência artificial.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre essa e outras ferramentas da nossa marca.

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