Mobile first: o que é e como ele afeta a experiência do cliente no e-commerce?

Picture of Conteúdo MKOM

Conteúdo MKOM

Em um mundo onde bilhões de pessoas passam horas em seus smartphones diariamente, uma cultura mobile first, principalmente nos e-commerces, é fundamental.

Vivemos em uma era onde a revolução digital molda todos os aspectos de nossa vida cotidiana e o comércio online não é exceção. Em um cenário empresarial em constante evolução, a adaptação é a chave para o sucesso. 

Desde o surgimento e ascensão dos smartphones, nossos dispositivos móveis se tornaram extensões essenciais de nossas vidas e muito mais do que fazer comunicações, eles viraram parte do lazer e cotidiano.

Quando se trata de compras online, os números falam por si mesmos. Uma pesquisa recente revelou que 80% dos consumidores brasileiros compram por dispositivos móveis.

Seja para pesquisar produtos, comparar preços ou realizar compras instantâneas, as pessoas estão cada vez mais voltando seus olhares para as telas menores de seus smartphones.

Então, se a experiência voltada aos dispositivos móveis não é o foco para a sua marca, é hora de repensar. Continue por aqui e entenda mais sobre o mobile first e a sua importância.

O que é mobile first? 

Esta é uma abordagem de design e desenvolvimento de websites ou aplicativos que prioriza a experiência do usuário em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, antes de considerar o design para dispositivos desktop. 

Essa estratégia reconhece a crescente prevalência do uso de dispositivos móveis para acessar a internet e visa garantir que o conteúdo e a funcionalidade sejam otimizados para telas menores e interfaces de toque.

A ideia por trás do conceito é que, ao começar a criar um produto digital com foco nos dispositivos móveis, os desenvolvedores garantem que a experiência seja eficiente, intuitiva e adaptada aos comportamentos específicos dos usuários móveis. 

Isso inclui considerações como layouts responsivos, velocidade de carregamento rápido, navegação simplificada e a utilização de recursos nativos dos dispositivos móveis, como geolocalização e notificações push.

Conheça as vantagens de aplicar o mobile first no e-commerce

Adotar a abordagem mobile first no e-commerce não é apenas uma escolha sensata, mas uma estratégia que coloca a experiência do cliente no centro das operações. Veja algumas vantagens cruciais de aplicar essa forma de atuar.

Experiência sem fronteiras: ao priorizar dispositivos móveis, os e-commerces garantem que seus produtos e serviços sejam acessíveis em qualquer dispositivo. Isso cria uma experiência sem fronteiras, atingindo públicos diversos.

Navegação intuitiva: designs otimizados para dispositivos móveis oferecem uma navegação mais intuitiva e simplificada. Os clientes podem percorrer rapidamente os produtos, facilitando a tomada de decisões e a conclusão de compras.

Jornadas personalizadas: aplicativos móveis, com sua capacidade de coletar dados de comportamento do usuário, possibilitam a personalização da experiência de compra.

Passos iniciais para a aplicação do mobile first 

Como você deve estar pensando agora, para adotar uma realidade mobile first dentro da sua loja virtual, é preciso seguir alguns passos, para que a experiência seja completa para os usuários. 

O primeiro passo é analisar dados de tráfego para compreender como os usuários interagem com seu site ou aplicativo em dispositivos móveis. Identifique padrões de navegação, páginas mais visitadas e pontos de abandono.

Depois, é hora de avaliar a experiência do usuário em dispositivos móveis em seu site ou aplicativo. 

Agora, é a hora de focar na usabilidade. Simplifique menus, destaque produtos-chave e garanta que a informação mais importante seja facilmente encontrada. Ah, claro, aproveite para usar o SEO para isso também!

Não se esqueça de desenvolver ou atualizar o design do site ou aplicativo para ser responsivo, garantindo que a experiência seja consistente e eficaz em dispositivos móveis.

Pronto para adotar essa abordagem? Aproveite para entender sobre o poder da pesquisa de satisfação por SMS e o que não pode faltar em uma.

Sumário

Inscreva-se na Newsletter

Compartilhe em sua rede:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Comentários