5 métricas de vendas e marketing importantes para imobiliárias

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As imobiliárias precisam estar atentas às métricas de vendas e marketing para obter bons resultados e avaliar se as estratégias estabelecidas estão sendo eficazes no dia a dia das operações.

É importante destacar que métricas são indicadores que possibilitam a qualquer empreendimento avaliar os resultados que estão sendo obtidos.

Nesse caso, estamos nos referindo àquelas envolvendo a comercialização dos imóveis, ou seja, a mensuração das atividades de marketing e de vendas da imobiliária.

Atualmente, no Brasil, existe um déficit habitacional de 6 milhões de domicílios, segundo dados apresentados pela Fundação João Pinheiro (FJP) em parceria com a Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades.

No entanto, isso não significa garantia de bons negócios, uma vez que são muitas as variáveis envolvendo essa situação, portanto, torna-se fundamental que as imobiliárias estejam atentas às ações que vêm sendo realizadas e na avaliação de métricas de vendas e marketing. 

Continue lendo e confira detalhes a respeito!

Métricas de vendas e marketing essenciais para imobiliárias

Sua imobiliária consegue identificar no dia a dia das operações, se:

  • está trabalhando com o público correto?
  • se os preços estão de acordo com o mercado?
  • se as estratégias de marketing trazem resultados?
  • se os planos de vendas estão adequados à realidade?

Todas essas respostas podem ser obtidas a partir da implementação das métricas de vendas e marketing, possibilitando que ações possam ser tomadas visando melhorar os resultados. Vamos conhecer as 5 principais delas:

Ticket médio

O ticket médio das vendas ou locações pode ser identificado dividindo a somatória dos valores envolvidos nos negócios fechados em determinado tempo pelo número de clientes.

Ele poderá ser realizado de forma individual, avaliando o desempenho dos corretores, como também para uma visão geral do quanto andam os números do empreendimento.

Taxa de conversão

A taxa de conversão consiste em avaliar, do total de leads que fizeram contato com a imobiliária, quantos de fato fecharam negócio.

Uma boa ideia nesse quesito é o de considerar lead apenas aqueles que fizeram uma visita a algum imóvel e não todos os que solicitaram alguma informação, esse parâmetro é importante para se ter uma ideia verdadeira a respeito dos resultados obtidos

Base de leads

A base de leads consiste da relação de contatos que, por alguma razão, buscou uma informação, esteve na sede ou com algum colaborador da empresa, ou ainda teve seus dados captados a partir de alguma campanha realizada pela imobiliária.

Essa base de dados é fundamental para o desenvolvimento de ações que podem trazer grandes resultados, precisando ser alimentada. Além disso, a mensuração desses números é importante para verificar a qualidade dessa importante tarefa.

Não esqueça que essa ação precisa estar sempre de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), portanto, é importante trabalhar segundo as regras estabelecidas.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Para que sua imobiliária saiba qual é o custo de aquisição de clientes, é preciso somar os valores investidos durante determinado tempo na captação de leads, através de:

  • campanhas,
  • eventos,
  • publicidade,
  • feiras, etc.

Esse valor deverá ser dividido pelo número de clientes que efetivamente adquiriram ou locaram um imóvel em sua empresa nesse espaço de tempo, resultando no que é conhecido como CAC.

Net Promoter Score (NPS)

Chegamos à última das métricas de vendas apresentadas neste post, ou seja, a Net Promoter Score.

O NPS tem por objetivo ser utilizado em pesquisas de satisfação com os leads ou clientes, onde é perguntado:

Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nossa imobiliária a um amigo?

O NPS é o percentual de clientes satisfeitos, o percentual correspondente às pesquisas que apresentaram notas 9 ou 10.

As notas entre 0 e 6 são consideradas daqueles conhecidos como detratores, os que estão insatisfeitos com sua empresa.

A soma do primeiro grupo (satisfeitos) menos a soma do segundo grupo (insatisfeitos) levará você ao percentual do NPS, considerando toda a base pesquisada.

Como se observa, as métricas de vendas e marketing são fundamentais para que se possa saber como andam as atividades comerciais do seu empreendimento.

Aproveitando a oportunidade, leia nosso post que apresenta: Setor imobiliário: revolucione seu atendimento com chatbots!

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