As imobiliárias precisam estar atentas às métricas de vendas e marketing para obter bons resultados e avaliar se as estratégias estabelecidas estão sendo eficazes no dia a dia das operações.
É importante destacar que métricas são indicadores que possibilitam a qualquer empreendimento avaliar os resultados que estão sendo obtidos.
Nesse caso, estamos nos referindo àquelas envolvendo a comercialização dos imóveis, ou seja, a mensuração das atividades de marketing e de vendas da imobiliária.
Atualmente, no Brasil, existe um déficit habitacional de 6 milhões de domicílios, segundo dados apresentados pela Fundação João Pinheiro (FJP) em parceria com a Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades.
No entanto, isso não significa garantia de bons negócios, uma vez que são muitas as variáveis envolvendo essa situação, portanto, torna-se fundamental que as imobiliárias estejam atentas às ações que vêm sendo realizadas e na avaliação de métricas de vendas e marketing.
Continue lendo e confira detalhes a respeito!
Métricas de vendas e marketing essenciais para imobiliárias
Sua imobiliária consegue identificar no dia a dia das operações, se:
- está trabalhando com o público correto?
- se os preços estão de acordo com o mercado?
- se as estratégias de marketing trazem resultados?
- se os planos de vendas estão adequados à realidade?
Todas essas respostas podem ser obtidas a partir da implementação das métricas de vendas e marketing, possibilitando que ações possam ser tomadas visando melhorar os resultados. Vamos conhecer as 5 principais delas:
Ticket médio
O ticket médio das vendas ou locações pode ser identificado dividindo a somatória dos valores envolvidos nos negócios fechados em determinado tempo pelo número de clientes.
Ele poderá ser realizado de forma individual, avaliando o desempenho dos corretores, como também para uma visão geral do quanto andam os números do empreendimento.
Taxa de conversão
A taxa de conversão consiste em avaliar, do total de leads que fizeram contato com a imobiliária, quantos de fato fecharam negócio.
Uma boa ideia nesse quesito é o de considerar lead apenas aqueles que fizeram uma visita a algum imóvel e não todos os que solicitaram alguma informação, esse parâmetro é importante para se ter uma ideia verdadeira a respeito dos resultados obtidos
Base de leads
A base de leads consiste da relação de contatos que, por alguma razão, buscou uma informação, esteve na sede ou com algum colaborador da empresa, ou ainda teve seus dados captados a partir de alguma campanha realizada pela imobiliária.
Essa base de dados é fundamental para o desenvolvimento de ações que podem trazer grandes resultados, precisando ser alimentada. Além disso, a mensuração desses números é importante para verificar a qualidade dessa importante tarefa.
Não esqueça que essa ação precisa estar sempre de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), portanto, é importante trabalhar segundo as regras estabelecidas.
Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
Para que sua imobiliária saiba qual é o custo de aquisição de clientes, é preciso somar os valores investidos durante determinado tempo na captação de leads, através de:
- campanhas,
- eventos,
- publicidade,
- feiras, etc.
Esse valor deverá ser dividido pelo número de clientes que efetivamente adquiriram ou locaram um imóvel em sua empresa nesse espaço de tempo, resultando no que é conhecido como CAC.
Net Promoter Score (NPS)
Chegamos à última das métricas de vendas apresentadas neste post, ou seja, a Net Promoter Score.
O NPS tem por objetivo ser utilizado em pesquisas de satisfação com os leads ou clientes, onde é perguntado:
“Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nossa imobiliária a um amigo?”
O NPS é o percentual de clientes satisfeitos, o percentual correspondente às pesquisas que apresentaram notas 9 ou 10.
As notas entre 0 e 6 são consideradas daqueles conhecidos como detratores, os que estão insatisfeitos com sua empresa.
A soma do primeiro grupo (satisfeitos) menos a soma do segundo grupo (insatisfeitos) levará você ao percentual do NPS, considerando toda a base pesquisada.
Como se observa, as métricas de vendas e marketing são fundamentais para que se possa saber como andam as atividades comerciais do seu empreendimento.
Aproveitando a oportunidade, leia nosso post que apresenta: Setor imobiliário: revolucione seu atendimento com chatbots!