As mensagens de cobrança via SMS tem um efeito diferenciado e efetivamente diminuem a inadimplência das empresas.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Infobip, 94,4% das pessoas preferem responder a uma mensagem de texto do que se comunicar através de uma ligação.
Essa informação já é suficiente para demonstrar a eficácia de uma mensagem bem elaborada na realização de uma cobrança, quando ótimos resultados são conquistados a partir dessa ação.
O SMS é a sigla inglesa para short message service, ou seja, serviço de mensagens curtas.
Trata-se de um serviço rápido e eficiente disponível através dos telefones celulares, conhecido também como torpedo.
Neste post, mostraremos como as mensagens de cobrança via SMS otimizam o tempo e reduzem a inadimplência. Continue lendo e saiba detalhes a esse respeito!
Como funciona o envio de mensagens de cobrança via SMS?
Vender é preciso, porém, receber é necessário.
A inadimplência é um sério problema em todo o Brasil, onde, de acordo com a Serasa Experian, o mês de janeiro de 2023 fechou com 70,1 milhões de devedores em todo o país.
De acordo com o levantamento, essa situação foi agravada em função da inflação e juros altos. Em média, segundo a pesquisa realizada, cada inadimplente deve R$ 4.612,30.
O envio de mensagens de cobrança via SMS pode colaborar para diminuir esses números, onde alguns tipos de ações podem ser tomadas, como, por exemplo:
- lembretes de vencimentos preventivos,
- envio de boletos para a realização dos pagamentos,
- alertas sobre os vencimentos das contas,
- cobranças aos inadimplentes.
O segredo para o sucesso é possibilitar o acesso às informações para facilitar os pagamentos e, especialmente, demonstrar aos clientes que sua empresa acompanha de perto o assunto.
De que forma mensagens de cobrança via SMS otimizam pagamentos?
Você certamente já ouviu falar de “quem não é visto, não é lembrado”, o que se trata de uma grande verdade.
O envio de mensagens lembrando aos clientes de que suas contas estão para vencer, evita que pagamentos sejam esquecidos.
Essa atitude diminui significativamente os atrasos, portanto, é muito importante que um SMS seja enviado com três dias de antecedência lembrando do vencimento da conta e, no mesmo dia, seja encaminhada outra mensagem a esse respeito.
É importante lembrar que nem todo cliente é mau pagador, por isso é importante lembrá-lo a respeito da conta. Dessa forma, estará auxiliando ele a cumprir com suas obrigações.
De acordo com a Serasa Experian, existem 4 tipos de devedores:
- negligente – desorganizado nos controles financeiros,
- crônico – está acostumado a pagar as contas com atraso,
- mau pagador – normalmente só paga as contas através de vias judiciais,
- ocasional – sofreu algum imprevisto que acabou interferindo em sua vida financeira.
As mensagens de cobrança via SMS estarão efetivamente ajudando a lembrar das contas, o que, sem dúvida, trará resultados positivos.
Cuidados ao escrever mensagens de cobrança
As mensagens via SMS não devem ser longas e precisam observar os seguintes detalhes:
O primeiro deles diz respeito à objetividade, tendo sempre uma forma amigável de comunicação, portanto, informe o desejado e coloque a empresa à disposição para ajudar em caso de dúvidas.
Seja sempre educado, sem deixar de ser direto. Então, avalie bem o conteúdo antes de enviá-lo.
A mensagem precisa ser profissional, porém, cuidado para não tornar a mensagem demasiadamente séria e formal.
Facilite o pagamento, disponibilizando o boleto e permitindo que a partir daquele momento ele possa realizá-lo.
Jamais deixe recado ou envie mensagem para outra pessoa que não seja o próprio devedor, pois, além de causar muito desconforto ao cliente, pode se caracterizar como cobrança abusiva.
A cobrança abusiva é considerada crime, portanto, é importante agir seguindo o que determina a lei.
Agora que você sabe mais a respeito desse importante assunto, acesse nosso site, conheça a solução MKSms e saiba de que maneira é possível realizar cobranças por esse canal e diminuir significativamente a inadimplência em sua empresa!