Vale a pena enviar mensagem de aniversário para cliente?

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Muitos gestores acreditam que as estratégias de marketing possuem a finalidade apenas de vender mais, de forma que enviar mensagem de aniversário para cliente não vale a pena.

No entanto, a verdade é que quando falamos em estratégias de divulgação e relacionamento de marcas, bem como nos canais disponíveis para isso, as possibilidades de tipos de comunicação e formas de abordagem são imensas.

Sendo assim, é preciso extirpar a ideia de que qualquer tipo de contato com os clientes e usuários em potencial serve apenas para oferecer algum serviço ou cobrar deles.

Para começar a mudar a sua ideia, pense se fosse com você: ao entrar em uma loja, o vendedor nem sequer pergunta qual a sua necessidade e já mostra três produtos diferentes, tentando convencer a comprá-los. Soa no mínimo estranho, não é?

Agora pense em outra situação: você entra na loja, o vendedor cumprimenta e pergunta qual é a sua necessidade. Após ouvir atentamente o que foi solicitado, ele mostra a opção que melhor atende a sua situação e continua a conversa. Bem melhor, né?

Além de se sentir importante, terá mais confiança no vendedor e as chances de comprar algo que não precisa por impulso será bem menor.

Na primeira ocasião, no entanto, você sentiria que era apenas mais um na lista de metas daquela pessoa e que o que precisava não importava em nada para ela.

Justamente por isso que, em estratégias de marketing digital, diferentes tipos de abordagem são adotadas para criar um relacionamento firme e confiável, de forma que enviar mensagem de aniversário para cliente pode ser uma boa pedida.

Entenda, neste post, se realmente vale a pena para a sua marca esse tipo de estratégia e como fazer isso.

A importância da mensagem de aniversário para cliente

Mesmo que nem todas as pessoas do mundo comemorem os seus aniversários, a maioria delas gosta ao menos de ser lembrada em uma data tão importante. Imagina se receberem uma mensagem inesperada? A emoção é ainda maior.

Diversas marcas do varejo e até mesmo do setor de serviços adotaram o envio de mensagens de aniversário para os seus clientes, justamente para tornar o dia ainda mais especial e estreitar os laços.

Além da marca ser ainda mais lembrada pelo cliente, é comum que a relação se estreite e a fidelização aumente.

Como mandar uma boa mensagem de aniversário para cliente?

Agora que você sabe que enviar mensagem de aniversário para cliente é mais uma forma de melhorar o relacionamento com a sua base de contatos, veja a seguir alguns caminhos para colocar essa ação em prática e assim obter os resultados desejados.

Escolha o canal ideal

Escolher o lugar certo é o primeiro passo. A dica é usar os canais que você está acostumado a se comunicar.

Seja por e-mail, SMS, WhatsApp ou até mesmo uma ligação telefônica. Mesmo que a última opção seja menos comum, em casos de clientes grandes pode ser uma boa pedida.

Crie uma mensagem verdadeira

Não adianta ter uma base segmentada e os dias dos aniversários dos clientes salvos se você irá mandar uma mensagem genérica e igual para todos.

Isso é facilmente percebido pelo cliente e, além de custar o envio, não irá agregar na sua relação com ele.

Sendo assim, prefira mensagens personalizadas, que levam o nome do usuário e tragam algum detalhe pessoal, como o fato daquela pessoa ser muito especial para a história da sua empresa. 

Você pode se inspirar em alguns modelos, mas não copie.

Envie um presente

Além de tudo isso que falamos, enviar um presente pode tornar a estratégia ainda mais assertiva.

A ideia aqui não é ficar no prejuízo e mandar um produto no seu tamanho original ou descontos acima da média.

Você pode enviar um cupom, desconto ou condição especial como frete grátis ou brinde. No entanto, tome cuidado para que a mensagem não fique comercial demais, pois o cliente pode achar que sua marca está apenas usando a data para ganhar mais em cima dele.

E aí, pronto para enviar mensagem de aniversário para cliente? Confira outro conteúdo desse mesmo assunto que fala sobre como investir no atendimento digital.

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