5 melhores estratégias para aumentar o engajamento digital

Conteúdo MKOM

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À medida que uma empresa aumenta o engajamento digital, ela melhora o envolvimento com o seu público.

Engajar é uma estratégia do marketing que visa melhorar o relacionamento e a interação entre empresa e consumidor. 

Empresas que conseguem interagir com seus consumidores conquistam a confiança dos clientes e aumentam as chances de fidelização.

Afinal, consumidores engajados se sentem mais próximos da marca, compram mais seus produtos e tornam-se seus divulgadores.

Porém, para engajá-los depende de como a empresa conquista, interage e transmite conteúdo ao seu público.

Quer saber como aumentar o engajamento digital do seu público? Continue a leitura e confira as melhores estratégias.

Os segredos para aumentar o engajamento digital

Engajamento digital pode ser definido como um processo estratégico criado pela marca/empresa para envolver, encantar e se relacionar com clientes, nos mais diversos canais online. 

Ele ocorre quando um usuário da sua página, ou rede social, ou outro canal, realiza ativamente uma ação positiva com um conteúdo online publicado pela sua empresa. 

Ao metrificar essa taxa você consegue compreender quantas pessoas estão interagindo com a sua marca e quanto maior ela for, mais pessoas estão interessadas e consomem os seus conteúdos, aumentando a visibilidade e as chances de vendas.

Saiba, então, como aumentar o engajamento digital.

Crie conteúdos relevantes

Uma das dicas mais importantes para quem deseja aumentar o engajamento digital é investir na criação de conteúdos relevantes que devem ser especialmente desenvolvidos para o seu público.

Para isso, o primeiro passo da equipe de marketing é definir a persona e, a partir disso, trabalhar conteúdos autorais e em diversos formatos.

Afinal, muito provavelmente o seu público está presente em vários canais online.

Incentive a interação

Uma publicação de fevereiro de 2024, na Época Negócios, aponta que 84% dos brasileiros utilizam as redes sociais diariamente e o WhatsApp continua sendo a mais utilizada com 147,2 milhões de usuários, seguido do Instagram e do Facebook, respectivamente. 

Logo, seus conteúdos precisam ser adaptados para cada um dos canais, incentivando a interação com os usuários. 

Elabore suas publicações considerando como os seus seguidores podem ser estimulados a interagir com o seu conteúdo. 

Uma dica é trazer questionamentos, enquetes e curiosidades, entre outros assuntos que gerem comentários e interação. 

Tenha constância nas publicações

Lembre-se que quanto mais a sua empresa aparecer, maiores as chances de aumentar o engajamento digital.

Por isso, tenha uma constância nas suas publicações, assim você habitua o seu cliente a conferir suas postagens diariamente, ou duas vezes por semana, por exemplo, e ele passa a fazer disso um hábito.

Por outro lado, caso você dê muito espaço de tempo entre uma postagem e outra, arrisca ficar no esquecimento.

Invista em bons CTA’s

Bons CTA’s também estimulam o engajamento digital, afinal, as conhecidas chamadas têm o poder de levar o usuário a uma ação e também ao envolvimento que podem resultar em conversões.

CTA’s como “Compre Agora!”, “Clique aqui” “Peça o Seu”, “Saiba Mais”, “Comente aqui” ou “Inscreva-se” fazem a diferença na hora de levar o usuário a ação desejada.

Proporcione experiências 

Experiências positivas também resultam em consumidores engajados e, nessa hora, nada melhor que investir em tecnologias que ajudem a personalizar atendimento e surpreender o seu consumidor.

Uma forma de fazer isso é investindo em canais de comunicação que permitam uma interação mais próxima e humanizada entre consumidor e empresa, porém, é importante saber quais são os meios preferidos usados pelo seu público.

Matéria publicada em fevereiro de 2024, no portal Terra, mostra, por exemplo, que 64% dos consumidores brasileiros preferem ser atendidos por meio de canais digitais, como WhatsApp e Telegram, e 28% pelo chat.

Porém, é importante frisar que, apesar da preferência digital, boa parte desses consumidores desejam um atendimento humanizado, ou seja, eles esperam ou precisam que suas dúvidas sejam esclarecidas por uma pessoa e não automaticamente, por meio de softwares.

Nessa hora, disponibilizar um sistema de atendimento para o seu público conversar com a sua empresa, de forma rápida e fácil, por meio de vários canais, pode ser um dos diferenciais para garantir as melhores experiências no atendimento.

O MKChannels permite que em uma única conta você e seus atendentes tenham WhatsApp, Facebook Messenger, chat online, Skype, Telegram e SMS, otimizando o processo e a comunicação com o seu público.

Lembrando que redes sociais, ou SMS, também podem ser importantes canais para informar lançamentos, promoções e eventos, isso garante visibilidade da marca e engajamento digital.

Agora que você conferiu algumas estratégias para aumentar o engajamento digital, que tal acessar nosso site e conhecer as soluções de comunicação e atendimento rápidas, eficientes e confiáveis da MKOM para sua empresa?

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