Como melhorar a experiência omnichannel na Black Friday?

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Otimizar a experiência omnichannel é uma das estratégias mais adotadas por empresas na época da Black Friday, o que pode se tornar um grande diferencial para os usuários.

A cada ano que passa, as inovações não param de chegar e trabalhar para que a sua empresa otimize ao máximo as estratégias existentes, bem como adote outras novas de acordo com as tendências é fundamental para se manter competitiva.

Antes mesmo da pandemia de COVID-19, o e-commerce já estava marcado por novidades que vinham em alta velocidade e com bastante procura, de forma a tornar o avanço desse setor do mercado ainda mais acelerado perante os demais.

Com a chegada da pandemia, o que já era marcado por inovações constantes, tornou-se ainda mais tecnológico, de forma que se atentar a experiência omnichannel, que ainda estava começando a ser adotada por algumas empresas, tornou-se uma necessidade.

No entanto, como tornar o omnichannel um diferencial para a sua empresa? Engana-se quem pensa que basta estar presente em todos os canais. 

A verdade é que o que torna esse tipo de experiência completa é uma junção de estratégias, serviços e integrações, que permitem a sua empresa ser um verdadeiro sucesso, seja qual for o canal.

Continue por aqui para entender de uma vez por todas o que é a experiência omnichannel e de que forma a sua empresa pode inovar para trazer mais esse diferencial para a audiência. 

O que é omnichannel?

Esse termo que une o latim e o inglês pode ser traduzido como “todos os canais”, ou seja, aquela empresa que apresenta atendimento, vendas, trocas e resolução de problemas em todos os canais.

Presencialmente, no telefone, na internet, chatbot ou em todos estes ao mesmo tempo, a marca surpreende nos pontos de contato com o cliente, trazendo uma série de facilidades e evitando burocracia, longas esperas e informações pela metade.

Um grande exemplo de omnichannel é aquela empresa que vende pela internet e permite a troca de produtos em suas unidades físicas, bem como aquelas que podem começar um atendimento pelo telefone e finalizá-lo na internet ou presencialmente.

A experiência omnichannel é marcada pela integração de sistemas de informação, dados e processos de forma a permitir que o cliente possa escolher a melhor forma de entrar em contato com a marca e como finalizar esse atendimento.

Dicas para melhorar a experiência omnichannel na Black Friday

Uma das épocas mais marcadas pela inovação e a adoção de novas ferramentas e estratégias é a Black Friday, período em que muitas lojas faturam valores suficientes para fechar o ano no verde.

Além de ter uma grande onda de descontos e oportunidades que não apareceriam em outras épocas do ano, existe também a forte presença dos concorrentes, o que torna a inovação algo necessário para ter vantagens competitivas.

Veja a seguir algumas dicas de como otimizar a experiência omnichannel da sua empresa na Black Friday.

Integrando soluções

Integrar soluções é o ato de ter controle e acesso fácil às suas franquias, marketplace, e-commerce e demais canais, como o e-mail, SMS e até mesmo o telefone e as redes sociais.

Quanto mais canais a sua empresa estiver, melhor para a experiência do usuário. Mas se lembre, é preciso ter uma presença de qualidade, com atendentes informados e com fácil acesso ao sistema da marca.

Deixando o cliente ter o poder de escolha

Quando falamos em experiência omnichannel, também estamos falando sobre a possibilidade de escolha do cliente.

Se ele recebeu um pedido em casa e deseja trocar ou devolver, ele pode fazer isso indo na loja física, indo ao correio ou até mesmo ter acesso ao serviço de logística reversa da empresa, que permite a coleta do item diretamente da casa da pessoa.

Quanto maiores as facilidades para realizar diferentes ações, melhor.

Investindo em diferentes canais 

WhatsApp, SMS, e-mail, redes sociais, chatbot, telefone e até mesmo por meio presencial o atendimento deve ser impecável.

Nessa etapa, a dica é pensar no comportamento de compra do seu público-alvo e de que forma você pode melhorar ainda mais a experiência dele ao entrar em contato com a sua loja.

E aí, pronto para conseguir resultados ainda melhores na Black Friday usando o potencial da experiência omnichannel? Aproveite para ficar ainda mais por dentro desse universo e continue a leitura com os principais impactos da tecnologia nas empresas.

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