Otimizar a experiência omnichannel é uma das estratégias mais adotadas por empresas na época da Black Friday, o que pode se tornar um grande diferencial para os usuários.
A cada ano que passa, as inovações não param de chegar e trabalhar para que a sua empresa otimize ao máximo as estratégias existentes, bem como adote outras novas de acordo com as tendências é fundamental para se manter competitiva.
Antes mesmo da pandemia de COVID-19, o e-commerce já estava marcado por novidades que vinham em alta velocidade e com bastante procura, de forma a tornar o avanço desse setor do mercado ainda mais acelerado perante os demais.
Com a chegada da pandemia, o que já era marcado por inovações constantes, tornou-se ainda mais tecnológico, de forma que se atentar a experiência omnichannel, que ainda estava começando a ser adotada por algumas empresas, tornou-se uma necessidade.
No entanto, como tornar o omnichannel um diferencial para a sua empresa? Engana-se quem pensa que basta estar presente em todos os canais.
A verdade é que o que torna esse tipo de experiência completa é uma junção de estratégias, serviços e integrações, que permitem a sua empresa ser um verdadeiro sucesso, seja qual for o canal.
Continue por aqui para entender de uma vez por todas o que é a experiência omnichannel e de que forma a sua empresa pode inovar para trazer mais esse diferencial para a audiência.
O que é omnichannel?
Esse termo que une o latim e o inglês pode ser traduzido como “todos os canais”, ou seja, aquela empresa que apresenta atendimento, vendas, trocas e resolução de problemas em todos os canais.
Presencialmente, no telefone, na internet, chatbot ou em todos estes ao mesmo tempo, a marca surpreende nos pontos de contato com o cliente, trazendo uma série de facilidades e evitando burocracia, longas esperas e informações pela metade.
Um grande exemplo de omnichannel é aquela empresa que vende pela internet e permite a troca de produtos em suas unidades físicas, bem como aquelas que podem começar um atendimento pelo telefone e finalizá-lo na internet ou presencialmente.
A experiência omnichannel é marcada pela integração de sistemas de informação, dados e processos de forma a permitir que o cliente possa escolher a melhor forma de entrar em contato com a marca e como finalizar esse atendimento.
Dicas para melhorar a experiência omnichannel na Black Friday
Uma das épocas mais marcadas pela inovação e a adoção de novas ferramentas e estratégias é a Black Friday, período em que muitas lojas faturam valores suficientes para fechar o ano no verde.
Além de ter uma grande onda de descontos e oportunidades que não apareceriam em outras épocas do ano, existe também a forte presença dos concorrentes, o que torna a inovação algo necessário para ter vantagens competitivas.
Veja a seguir algumas dicas de como otimizar a experiência omnichannel da sua empresa na Black Friday.
Integrando soluções
Integrar soluções é o ato de ter controle e acesso fácil às suas franquias, marketplace, e-commerce e demais canais, como o e-mail, SMS e até mesmo o telefone e as redes sociais.
Quanto mais canais a sua empresa estiver, melhor para a experiência do usuário. Mas se lembre, é preciso ter uma presença de qualidade, com atendentes informados e com fácil acesso ao sistema da marca.
Deixando o cliente ter o poder de escolha
Quando falamos em experiência omnichannel, também estamos falando sobre a possibilidade de escolha do cliente.
Se ele recebeu um pedido em casa e deseja trocar ou devolver, ele pode fazer isso indo na loja física, indo ao correio ou até mesmo ter acesso ao serviço de logística reversa da empresa, que permite a coleta do item diretamente da casa da pessoa.
Quanto maiores as facilidades para realizar diferentes ações, melhor.
Investindo em diferentes canais
WhatsApp, SMS, e-mail, redes sociais, chatbot, telefone e até mesmo por meio presencial o atendimento deve ser impecável.
Nessa etapa, a dica é pensar no comportamento de compra do seu público-alvo e de que forma você pode melhorar ainda mais a experiência dele ao entrar em contato com a sua loja.
E aí, pronto para conseguir resultados ainda melhores na Black Friday usando o potencial da experiência omnichannel? Aproveite para ficar ainda mais por dentro desse universo e continue a leitura com os principais impactos da tecnologia nas empresas.