Provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre a jornada do cliente, no entanto, sabe realmente o que ela significa e de que forma pode impactar nos seus negócios?
Trata-se de uma representação do caminho que o usuário percorre, passando por todas as etapas desde o reconhecimento de uma necessidade até a compra e fidelização.
Levando em conta esse caminho que o usuário faz até virar um cliente fiel, é fundamental que a sua empresa busque encontrar cada vez mais formas de tornar essa jornada mais rápida e linear, sem chance de perder essas pessoas pelo caminho.
E aí, pronto para saber mais sobre a importância da jornada do cliente, suas etapas e o que fazer para ter uma de deixar a concorrência de boca aberta? Continue a leitura e surpreenda-se.
Por que conhecer a jornada do cliente é tão importante?
Conhecer a jornada do cliente é de extrema importância para a empresa por várias razões fundamentais que impactam diretamente no sucesso e crescimento da marca, sendo a primeira delas a de que assim a sua empresa poderá personalizar ainda mais os contatos.
Depois, não podemos deixar de falar que as taxas de conversão, ROI, ROAS e fidelização irão aumentar significativamente justamente por isso.
Ah, claro, a vantagem competitiva também! Compreender a jornada do cliente permite que a empresa identifique lacunas no mercado e necessidades não atendidas.
Essas informações podem inspirar inovação de produtos ou serviços, criando ofertas diferenciadas que se destacam da concorrência e conquistam novos clientes.
Por fim, fazer esse mapeamento também permite mensurar resultados e trabalhar na melhoria contínua de serviços e atendimento da marca.
Quais as etapas da jornada do cliente?
Veja a seguir as etapas que geralmente marcam a jornada do cliente até virar aquele fã da sua marca:
Descoberta: nesta fase, o cliente identifica uma necessidade ou problema e começa a buscar informações sobre possíveis soluções. Ele pode tomar conhecimento da existência da empresa ou marca através de publicidade, posts com SEO, redes sociais e mais.
Consideração: aqui, o cliente pesquisa mais a fundo sobre as opções disponíveis para resolver seu problema. Ele compara diferentes produtos ou serviços, analisa preços, recursos e benefícios oferecidos por diferentes empresas.
Decisão: após a análise e a consideração das opções, o cliente toma a decisão de comprar ou contratar o produto, ou serviço que melhor atende às suas necessidades. Ele realiza a transação, seja por meio de uma compra online ou em loja física, por exemplo.
Pós-vendas: após a aquisição, o cliente vivencia a experiência do produto ou serviço, que pode ser positiva ou negativa. O atendimento ao cliente, a qualidade do produto e a satisfação com a compra têm um impacto significativo na fidelização.
Fidelização: Se o cliente teve uma experiência positiva, é mais provável que ele retorne para futuras compras e recomende a empresa a outras pessoas.
Qual a relação entre jornada do cliente e funil de vendas?
A jornada e o funil de vendas estão intimamente relacionados e complementam-se dentro da estratégia de marketing e vendas de uma empresa.
Ambos são conceitos importantes para entender o processo que um cliente percorre desde o primeiro contato com a empresa até a conclusão de uma compra, mas cada um se concentra em aspectos diferentes desse processo.
Enquanto o funil de vendas é mais focado nos passos que levam o usuário até virar cliente, a jornada considera exatamente todos os pontos de contato.
Por que o omnichannel é indispensável para o sucesso nessa jornada?
Estar presente de forma assertiva e focada na experiência dos usuários em todos os canais possíveis é mais do que fundamental para causar uma satisfação completa aos usuários.
O omnichannel é indispensável para o sucesso na jornada do cliente porque oferece uma experiência integrada e consistente em todos os canais de comunicação e interação da empresa.
Ele é a resposta ao comportamento atual dos consumidores, que utilizam diversos canais para pesquisar, comparar e comprar produtos ou serviços.
Ao proporcionar uma abordagem multicanal eficiente, a empresa maximiza as chances de conquistar e fidelizar clientes. Como fazer isso? Com ferramentas criadas justamente para atender essa demanda crescente com maestria!
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