Os meios de comunicação são fundamentais para que uma empresa obtenha sucesso junto a seu público.
Seja para apresentar novidades e promoções ou para prestar um suporte técnico, esclarecimentos e até mesmo receber críticas, os canais de contato precisam existir e estarem disponíveis para que ocorra interações entre a sua marca e o mercado.
Muito se tem falado atualmente do Consumidor 5.0, ou seja, aquele que:
- Acompanha as tendências do momento;
- Prioriza a experiência antes do produto;
- Deseja ser atendido de forma imediata;
- É usuário das tecnologias e redes sociais.
Segundo o portal Consumidor Moderno, pessoas com essas características (a maioria) desejam ser o epicentro do negócio, ou seja, querem se sentir priorizadas, afinal, a tecnologia está aí para isso!
Neste post, apresentaremos o que fazer para investir em meios de comunicação e melhorar o relacionamento com os clientes. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Vale a pena investir em diversos meios de comunicação?
Investir em meios de comunicação é vital para a manutenção e prosperidade dos negócios, pois, a cada dia, os clientes tornam-se mais exigentes e criam expectativas com relação ao atendimento.
As empresas precisam oferecer atendimento multicanal, mas, além disso, também devem estar prontas para contatos e negociações omnichannel.
Isso significa possibilitar que um cliente solicite uma informação via Web Chat, compre o seu pedido através do e-commerce e queira receber o produto através da loja física e em casos de dúvida, deseja orientações através de WhatsApp.
Todos esses processos precisam estar interligados, pois o cliente não deseja repetir informações e históricos que já tenha passado anteriormente.
Tipos de meios de comunicação
Além do atendimento presencial (uma situação na qual o consumidor evita cada vez mais), existem tipos de comunicação que o seu empreendimento precisa oferecer, caso queira atender as expectativas do mercado e apresentar um diferencial de atendimento:
- Telefonia;
- Web Chat;
- E-mail;
- Redes Sociais;
- Canais (SAC ou Ouvidoria);
- FAQ (páginas de dúvidas);
- SMS.
Isso significa estar capacitado e pronto para atender a qualquer solicitação vinda de um desses meios de comunicação e conseguir alcançar seus objetivos.
Lembre-se que os contatos, mesmo aqueles que a princípio possam parecer negativos, são excelentes oportunidades para a fidelização dos clientes e uma maneira de causar uma excelente impressão ao mercado, portanto, atender bem é um excelente investimento.
Conte conosco!
A grande dúvida, a partir dessa realidade que hoje faz parte do dia a dia dos empreendimentos, está em como atender com qualidade a tantas possibilidades?
O primeiro ponto a ser observado diz respeito a capacitação dos atendentes que estarão com a incumbência de receber as mensagens, analisá-las, resolvê-las ou encaminhá-las para o setor responsável.
Outro ponto fundamental está em centralizar as informações, independente do canal que o cliente tenha utilizado, registrando e criando um histórico a respeito de todos os contatos efetuados e de tudo o que já foi feito com relação a determinado assunto.
Para isso, a MKOM desenvolveu a mais completa plataforma omnichannel do mercado, onde todas as ações realizadas são registradas e (independente do canal de comunicação que o cliente utilize) tudo está à disposição do atendente em um único banco de dados.
Contar com essa ferramenta facilita os trabalhos e atende as expectativas dos mais exigentes consumidores, pois todo o processo é disponibilizado para qualquer atendente que vier a interagir com eles.
Para saber mais a respeito, acesse nosso site e conheça detalhes do quanto é simples a sua empresa oferecer serviços de qualidade, mesmo utilizando os mais diversos meios de comunicação!