Independente do segmento de atuação na qual sua empresa está inserida, as vendas precisam acontecer. O que muito empreendedor ainda não sabe ou possui uma forte resistência em adotar diz respeito a maturidade digital dos seus negócios, ou seja, o uso de ferramentas que facilitem e contribuam efetivamente para o alcance dos resultados.
Uma pesquisa desenvolvida pela EY Parthenon, junto a 1.500 executivos, mostra que as empresas, no ano de 2022, investiram 65% a mais do que em 2020 em tecnologia.
Além disso, 72% pretendem transformar radicalmente as operações digitais em suas empresas nos próximos dois anos.
Diante dessa realidade, é fundamental que os empreendedores conheçam a importância da implantação de processos digitais para que as vendas sofram um impacto positivo. Continue lendo e saiba mais a respeito desse importante assunto!
Maturidade digital nas empresas
A maturidade digital consiste em uma classificação que mostra qual é o estágio que uma empresa se encontra com relação à implementação de tecnologias digitalizadas no dia a dia das operações.
Na área de vendas, ela é dividida em 4 estágios:
- nascente – usam dados de terceiros para as suas operações comerciais,
- emergente – usam dados próprios para o desenvolvimento de campanhas,
- conectado – os dados são integrados em diversos canais de mídia com mensuração de resultados e avaliação do retorno financeiro alcançado.
- multimomento – aplicação do conceito de consumidor omnichannel.
O quarto estágio, que envolve o conceito omnichannel, ocorre quando o cliente, a partir de qualquer canal de comunicação, consegue se relacionar com a empresa de forma dinâmica e otimizada, onde todas as informações são centralizadas em um mesmo banco de dados.
Esse estágio, por exemplo, possibilita que o consumidor faça a cotação de preços via site da empresa, avalie o produto em uma loja física e confirme o seu pedido através do e-commerce da empresa.
Isso tudo sem precisar realimentar informações e acessível a toda a equipe de vendas envolvida na operação, independente do canal na qual o cliente deseja se comunicar.
A falta de maturidade digital afeta as vendas?
Uma baixa maturidade digital, ou a sua falta, acaba refletindo nos resultados de vendas, pois cada vez mais os consumidores desejam em seus processos de compras:
- facilidade,
- agilidade,
- boas experiências.
A falta de integração das informações e as dificuldades nos processos de comunicação afastam os clientes.
Cada vez mais o omnichannel se torna necessário, pois é bastante comum que consumidores utilizem diversos canais de interação para realizarem pesquisas de preços, avaliação de produtos, negociações e confirmação do pedido.
O uso de ferramentas adequadas possibilita que essas situações sejam transparentes para o potencial cliente e que, independente do canal escolhido para a realização do contato, sua empresa possa prestar um atendimento de qualidade, conhecendo cada ação desenvolvida até então pelo visitante.
Construa a maturidade digital em sua empresa
Diferente do que muitos pensam, o processo de maturidade digital é perfeitamente possível de ser conquistado por sua empresa.
As soluções da MKOM possibilitam que sua equipe de atendentes possa conversar com seus clientes de forma fácil, rápida e acessível, independente do canal preferido pelo consumidor, como, por exemplo:
- Web Chat,
- WhatsApp,
- Facebook Messenger,
- Telegram,
- Skype,
- SMS,
- e-mail, etc.
Todas as conversas são gravadas e é possível acompanhar em tempo real o que cada operador está negociando.
A disponibilidade de relatórios e gráficos com informações atualizadas e confiáveis facilita a tomada de decisão e possibilita que ações sejam tomadas para melhorar de forma constante o relacionamento com o seu público.
Se a sua empresa ainda não conhece o impacto positivo que a digitalização pode oferecer ao seu processo de vendas, conheça a MKOM e saiba de que maneira podemos alavancar seus negócios e transformar a sua operação.
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