O marketing de relacionamento faz toda a diferença nos dias atuais, especialmente nos setores onde o diferencial se dá a partir dos serviços oferecidos e, especialmente, através do atendimento ao público.
Esse é o caso das instituições bancárias, onde a concorrência é grande e as exigências do mercado e dos clientes são cada vez maiores.
Por outro lado, e de acordo com o Banco Central (BC), 82% da população brasileira possuía pelo menos uma conta-corrente no final do ano de 2022, ou seja, isso significa 190 milhões de pessoas movimentando o mercado.
A chamada “bancarização” da população do Brasil se deve ao sucesso do PIX, uma transação financeira que ultrapassa inclusive o uso do dinheiro como forma de pagamento.
Quer conhecer detalhes a respeito da importância do marketing de relacionamento nas instituições bancárias? Continue conosco e confira!
O marketing de relacionamento
O marketing de relacionamento é uma estratégia adotada por empresas dos mais diversos segmentos que tem por objetivo viabilizar uma aproximação com o público, conquista de clientes e a fidelização daqueles que já se relacionam com esses empreendimentos.
As ações que fazem parte dessa estratégia estão voltadas a:
- construção e disseminação da marca,
- prospecção de mercado,
- fidelização de clientes,
- criação de autoridade no mercado.
É importante entender que no mundo das finanças as pessoas buscam por instituições que ofereçam segurança, agilidade, serviços de qualidade e atendimento às necessidades e demandas que surgem no dia a dia.
Portanto, saber “vender” esses quesitos é fundamental para conquistar espaço no mercado, onde o marketing de relacionamento é um ponto essencial para a manutenção das carteiras e a conquista de novas oportunidades.
A comunicação com o cliente como o diferencial
Não há como atrair a atenção do mercado se não houver a exposição daquilo que se pretende divulgar e a comunicação com os clientes.
Para isso, o marketing de relacionamento é a melhor forma de apresentação dos serviços, diferenciais e vantagens que o mercado pode obter a partir da abertura de uma conta-corrente ou em realizar investimentos e financiamentos junto a determinado banco.
O fato é que o público-alvo precisa saber que existem produtos e serviços disponíveis para atender às diversas demandas das pessoas físicas e jurídicas.
Desse modo, o primeiro passo é disponibilizar informações através dos mais variados formatos de comunicação que a instituição coloca à disposição do mercado, garantindo uma integração independente do canal escolhido, como, por exemplo:
- SAC,
- WhatsApp,
- SMS,
- e-mail,
- chat,
- redes sociais,
- agências físicas, etc.
O suporte 24 horas é outra necessidade, portanto, o uso da tecnologia passa a ser indispensável.
Então, o uso de bots de atendimento e a criação de estratégias bem elaboradas visam atender as necessidades dos clientes sem que uma equipe humana precise estar à disposição para a resolução da maioria das situações.
Por fim, é preciso apresentar os serviços e funcionalidades disponíveis aos clientes, de forma clara e simples, demonstrando que o banco está pronto para atender as mais diversas necessidades do mercado.
Maneiras de aplicar o marketing de relacionamento em bancos
Para se ter sucesso na aplicação do marketing de relacionamento nas instituições financeiras, torna-se indispensável o uso de ferramentas que possibilitem as ações citadas anteriormente.
Desse modo, será preciso contar com tecnologias que viabilizem o omnichannel, ou seja, a concentração de todos os canais de comunicação utilizados pela instituição.
Essa centralização permite que independente da forma de comunicação realizada ou do canal escolhido para o contato, os atendentes saibam exatamente o que o cliente busca e qual o status da sua solicitação, observação ou reclamação, podendo rapidamente e de forma clara prestar o auxílio necessário para a resolução da questão em aberto.
Mais do que apresentar as soluções disponíveis pelo banco, torna-se indispensável oferecer qualidade no atendimento, onde, a partir de qualquer consulta, seja possível:
- apresentar os produtos e serviços,
- resolver as dúvidas,
- providenciar e firmar a contratação da solução desejada.
Para tornar essa possibilidade uma realidade, vale a pena conhecer e contar com as soluções MKOM, um conjunto de ferramentas viáveis e reconhecidas nacionalmente, voltadas a fortalecer o relacionamento com o mercado!