Marketing de relacionamento: o segredo do sucesso para instituições bancárias

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O marketing de relacionamento faz toda a diferença nos dias atuais, especialmente nos setores onde o diferencial se dá a partir dos serviços oferecidos e, especialmente, através do atendimento ao público.

Esse é o caso das instituições bancárias, onde a concorrência é grande e as exigências do mercado e dos clientes são cada vez maiores.

Por outro lado, e de acordo com o Banco Central (BC), 82% da população brasileira possuía pelo menos uma conta-corrente no final do ano de 2022, ou seja, isso significa 190 milhões de pessoas movimentando o mercado.

A chamada “bancarização” da população do Brasil se deve ao sucesso do PIX, uma transação financeira que ultrapassa inclusive o uso do dinheiro como forma de pagamento.

Quer conhecer detalhes a respeito da importância do marketing de relacionamento nas instituições bancárias? Continue conosco e confira!

O marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é uma estratégia adotada por empresas dos mais diversos segmentos que tem por objetivo viabilizar uma aproximação com o público, conquista de clientes e a fidelização daqueles que já se relacionam com esses empreendimentos.

As ações que fazem parte dessa estratégia estão voltadas a:

  • construção e disseminação da marca,
  • prospecção de mercado,
  • fidelização de clientes,
  • criação de autoridade no mercado.

É importante entender que no mundo das finanças as pessoas buscam por instituições que ofereçam segurança, agilidade, serviços de qualidade e atendimento às necessidades e demandas que surgem no dia a dia.

Portanto, saber “vender” esses quesitos é fundamental para conquistar espaço no mercado, onde o marketing de relacionamento é um ponto essencial para a manutenção das carteiras e a conquista de novas oportunidades.

A comunicação com o cliente como o diferencial

Não há como atrair a atenção do mercado se não houver a exposição daquilo que se pretende divulgar e a comunicação com os clientes.

Para isso, o marketing de relacionamento é a melhor forma de apresentação dos serviços, diferenciais e vantagens que o mercado pode obter a partir da abertura de uma conta-corrente ou em realizar investimentos e financiamentos junto a determinado banco.

O fato é que o público-alvo precisa saber que existem produtos e serviços disponíveis para atender às diversas demandas das pessoas físicas e jurídicas.

Desse modo, o primeiro passo é disponibilizar informações através dos mais variados formatos de comunicação que a instituição coloca à disposição do mercado, garantindo uma integração independente do canal escolhido, como, por exemplo:

  • SAC,
  • WhatsApp,
  • SMS,
  • e-mail,
  • chat,
  • redes sociais,
  • agências físicas, etc.

O suporte 24 horas é outra necessidade, portanto, o uso da tecnologia passa a ser indispensável.

Então, o uso de bots de atendimento e a criação de estratégias bem elaboradas visam atender as necessidades dos clientes sem que uma equipe humana precise estar à disposição para a resolução da maioria das situações.

Por fim, é preciso apresentar os serviços e funcionalidades disponíveis aos clientes, de forma clara e simples, demonstrando que o banco está pronto para atender as mais diversas necessidades do mercado.

Maneiras de aplicar o marketing de relacionamento em bancos

Para se ter sucesso na aplicação do marketing de relacionamento nas instituições financeiras, torna-se indispensável o uso de ferramentas que possibilitem as ações citadas anteriormente.

Desse modo, será preciso contar com tecnologias que viabilizem o omnichannel, ou seja, a concentração de todos os canais de comunicação utilizados pela instituição.

Essa centralização permite que independente da forma de comunicação realizada ou do canal escolhido para o contato, os atendentes saibam exatamente o que o cliente busca e qual o status da sua solicitação, observação ou reclamação, podendo rapidamente e de forma clara prestar o auxílio necessário para a resolução da questão em aberto.

Mais do que apresentar as soluções disponíveis pelo banco, torna-se indispensável oferecer qualidade no atendimento, onde, a partir de qualquer consulta, seja possível:

  • apresentar os produtos e serviços, 
  • resolver as dúvidas, 
  • providenciar e firmar a contratação da solução desejada.

Para tornar essa possibilidade uma realidade, vale a pena conhecer e contar com as soluções MKOM, um conjunto de ferramentas viáveis e reconhecidas nacionalmente, voltadas a fortalecer o relacionamento com o mercado!

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