O marketing de referência parece ser o sonho de todo empreendedor, afinal, quem não deseja possuir clientes que vendem as soluções oferecidas ao mercado?
Trata-se, na verdade, de promotores espontâneos da marca.
De acordo com um artigo publicado pela FinancesOnline, 82% dos líderes de vendas B2B, ou seja, envolvendo empresas, acreditam que as indicações geram as melhores oportunidades de negócios.
Sendo essa uma realidade defendida pela maioria dos líderes, o que é preciso ser feito para que os clientes passem a indicar a sua empresa e o marketing de referência se torne uma realidade nos seus negócios?
Continue a leitura e conheça detalhes importantes a respeito desse assunto!
Entendendo o marketing de referência
O marketing de referência é um conjunto de estratégias que tem por objetivo incentivar os clientes da sua empresa a se transformarem em promotores da sua marca.
Esse é um processo que exige dedicação e ações assertivas para que os resultados efetivamente aconteçam.
O primeiro passo está em “encantar” o seu cliente, ou seja, ele precisa se transformar em um “fã” dos seus produtos, serviços e soluções como um todo.
É a partir do sentimento de satisfação que ele estará propenso a indicar a sua empresa para:
- familiares,
- amigos,
- conhecidos,
- na empresa,
- no clube, etc.
Isso fica ainda melhor quando sua empresa passa a controlar essa ação e oferece um incentivo para que ele faça essas indicações, como, por exemplo, um vale desconto por cliente indicado.
Note que, para isso, você terá que ter uma estrutura para controlar essa operação, no entanto, os resultados são surpreendentemente positivos.
Os benefícios do marketing de referência
Considere que o marketing de referência traz grandes benefícios para a sua empresa, dos quais podemos destacar:
O custo de aquisição de cliente (CAC) diminui significativamente a partir das indicações, uma vez que os esforços para a geração se tornam menores, o que consequentemente diminui os gastos na busca de novas oportunidades.
Outro ponto a ser observado é que o ciclo de vendas diminui, uma vez que as pessoas indicadas chegam “prontas” para fazer uma experiência com a sua marca.
Consequentemente, aumentam as taxas de conversão, pois a qualificação dos leads foi realizada pelos próprios clientes que fizeram as indicações.
Indicações geram credibilidade, portanto, sua empresa passa a ser vista de uma outra forma pelo mercado.
Por fim, o marketing referência também é o responsável por gerar oportunidades mais lucrativas do que aquelas atraídas através de outros canais.
Aprenda a transformar os clientes em seus maiores divulgadores
Diante de todas essas possibilidades, vale a pena investir em marketing de referência, no entanto, como já mencionado anteriormente, é preciso organização e atenção com os clientes.
Tudo se inicia oferecendo uma boa experiência de compra, ou seja, facilidades, tranquilidade, informações de qualidade e a conquista da satisfação daquele que deseja adquirir seus produtos e serviços.
Ofereça recompensas para aqueles que indicam a sua marca, como, por exemplo:
- descontos,
- serviços gratuitos,
- prêmios cumulativos, etc.
Crie um programa de fidelidade, uma maneira inteligente de aproximar o cliente da sua empresa.
Além disso, é uma forma de integrar as estratégias do marketing de referência com o de fidelidade.
Não relaxe na divulgação, nos conteúdos publicados a respeito de sua empresa, nos produtos, serviços e soluções nas redes sociais, levando sempre novidades, cases de sucesso, dicas, curiosidades e informações que atraiam o público.
Por fim, realize a captação de depoimentos, ou seja, fale com clientes que estão satisfeitos com as aquisições realizadas e que se dispõe a compartilhar essas informações.
Trabalhar essa estratégia pode ser imensamente facilitada quando se adota as ferramentas adequadas para essas operações.
Para isso, conte com as soluções MKOM, uma maneira prática, fácil e inteligente de fortalecer o relacionamento com os clientes!