Marketing de influência: o que é e como usá-lo no mercado automotivo

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Mesmo sem saber exatamente do que se trata o marketing de influência, você provavelmente já foi impactado por algum anúncio ou oferta desse tipo de conteúdo.

Isso porque essa nova forma de marketing, nascida principalmente devido aos avanços constantes nas redes sociais, tornou-se uma estratégia poderosa que as marcas estão utilizando para alcançar seu público-alvo de maneira autêntica e envolvente.

Você já deve ter percebido que fazer mais do mesmo está se tornando obsoleto e mesmo que as campanhas de marketing tenham milhões de reais envolvidos e uma produção muito fina, pode não ser suficiente para engajar o seu público.

Foi por essas e outras questões, principalmente ao estudar os novos comportamentos dos consumidores, inclusive do mercado automobilístico, muitas marcas começaram a migrar a sua forma de pensar sobre a divulgação e venda dos mais variados produtos.

Qual marca não quer atingir da melhor forma o seu público e ainda obter benefícios de estar atrelada a personalidades fortes na mídia, principalmente digital?

O marketing de influência oferece às marcas a oportunidade de se conectar com seu público de maneira autêntica, segmentada e eficaz. Através da parceria com influenciadores relevantes, as marcas podem obter uma série de benefícios.

Entre eles, podemos citar o impulsionamento do alcance, aumento do engajamento e geração de resultados tangíveis para seus negócios.

E aí, pronto para entender de uma vez por todas o que é o marketing de influência e como ele pode agregar na sua marca? Tenha uma boa leitura.

O que é o marketing de influência?

Relativamente novo se for comparado a demais formas de divulgar uma marca, o marketing de influência nasceu justamente devido ao grande crescimento dos perfis de criadores de conteúdo nas redes sociais.

Trata-se, então, de usar influenciadores digitais para promover produtos, serviços ou marcas. Esses influenciadores têm um público significativo e engajado, que confia em suas opiniões e recomendações.

Por falar nisso, os influencers, como também são chamados, tendem a ter carisma e abrir partes da vida pessoal na internet, além de fazer posts diários sobre a sua rotina, tarefas, trabalhos e até mesmo quando estão entediados.

Com isso, conseguem uma proximidade bem grande com o público que os seguem, fazendo com que seja mais fácil oferecer algum produto ou solução, já que a tendência é que os usuários vejam essa oferta de forma positiva e com mais confiança.

Quais são as vantagens de investir nesse tipo de marketing?

Como é de se imaginar, o primeiro benefício está na segmentação extremamente grande desse tipo de influenciador, já que eles atraem multidões interessadas em determinados assuntos que são abordados por eles diariamente.

Um influenciador do mercado automotivo, por exemplo, atrai fãs de carros, donos e até mesmo quem quer informações para trocar de veículo ou realizar o sonho de comprar o primeiro.

Além disso, o marketing de influência oferece uma maneira mais autêntica de promover uma marca. Os influenciadores geralmente têm um relacionamento próximo com seu público e conquistaram sua confiança ao longo do tempo. 

Quando eles falam positivamente sobre um produto ou serviço, seus seguidores tendem a ver essa recomendação como genuína e confiável.

Os primeiros passos para iniciar no marketing de influência

Veja a seguir quais são as primeiras decisões na hora de entrar nesse universo e obter sucesso com o marketing de influência.

Conheça o seu público

É muito importante para você estudar as preferências, gostos e necessidades do seu público, para compreender se esse tipo de estratégia funcionaria de acordo com os seus planos e assim sucessivamente.

Depois, é preciso compreender de que forma o influenciador poderia auxiliar no seu objetivo, seja com vendas, aumento de credibilidade ou até mesmo maior engajamento e alcance.

Encontre os influenciadores corretos

Não é qualquer influenciador que poderá ajudar e você precisa saber disso na hora de escolher o criador de conteúdo certo para a sua estratégia.

Após escolher o profissional, é hora de planejar as estratégias junto com ele e saber respeitar a liberdade criativa para que ele possa fazer um material dentro do seu modelo.

E aí, pronto para contar com o marketing de influência? Aproveite para ficar ainda mais por dentro das novas estratégias de marketing e veja 4 dicas de copywriting para melhorar seus conteúdos de SMS e e-mail.

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