Assim como os novos comportamentos do público surgem, novas formas de se comunicar também. É aí que nasceu o marketing de causa, muito mais que uma técnica de vendas.
Provavelmente, você já deve ter visto campanhas sobre o Outubro Rosa, Novembro Azul, combate a desiguladade racial e discriminação contra a comunidade LGBTQIAP+, seja na TV, redes sociais ou qualquer outro canal de comunicação.
Agora pense: essas campanhas, mesmo que feitas por grandes empresas de seus respectivos segmentos de atuação, não foram feitas para oferecer produtos ou vender mais.
Mas por que estão no ar então? Esse é o segredo: o marketing nem sempre é sobre vender produtos, mas também melhorar a comunicação, enriquecer posicionamentos das empresas, assim como conscientizar sobre temas socioambientais do momento.
Um grande exemplo disso foi a campanha mundial do Black Lives Matter, onde empresas dos mais variados segmentos e tamanho mostraram a sua indignação com o triste caso que envolveu o assassinato de George Floyd, em maio de 2020.
Mesmo sem o intuito de ganhar qualquer retorno financeiro sobre esse posicionamento e a divulgação das campanhas contra o racismo, as empresas prosseguiram mesmo assim, justamente pela causa defendida que, naquele momento, valia muito mais do que vender.
Essa é apenas um exemplo de ação do marketing de causa, tipo de estratégia que vem ganhando um grande poder nos últimos anos. Entenda do que ele se trata, os seus tipos e a importância de investir nessa forma de comunicação.
O que é marketing de causa?
Por definição, esse tipo de marketing é caracterizado pelo conjunto de ações que envolvem a divulgação de um posicionamento da organização.
Além de ser benéfico para a sociedade, o público-alvo e instituições relacionadas ao segmento, também é uma forma daquela empresa usar o seu poder para dar ainda mais visibilidade e importância para os mais variados tipos de militâncias.
O marketing de causa, assim como a variedade de posicionamentos que existem, é marcado pelos seus variados tipos.
É possível ver campanhas sociais, ambientais e conta discriminação, bem como posicionamentos sobre os mais variados acontecimentos, como o desastre de Brumadinho, que ocorreu em 2019 e matou mais de 200 pessoas.
Esse tipo de marketing usa os canais digitais e offline da marca para divulgar o posicionamento, incentivar doações e outras ações, como participação de abaixo-assinados.
Por que ele é importante para o seu negócio?
Perante uma situação de injustiça, ainda mais quando se trata de uma parte da população ou até mesmo do local em que a marca está inserida, é fundamental que não só o governo e influenciadores se posicionem, mas as marcas também.
É muito importante que a sociedade, bem como as autoridades, o governo e o seu público, saiba de que forma a sua empresa se posiciona diante um assunto tão sério e fundamental, como o racismo, por exemplo.
Ao se posicionar, a sua marca ganha ainda mais visibilidade, poder social e a capacidade de influenciar positivamente o ambiente em que está inserida.
Dicas para uma boa adoção do marketing de causa
Para que a sua empresa obtenha sucesso nas campanhas de marketing de causa, ela precisa de alguns cuidados antes de entrar em uma estratégia, principalmente quando se fala dos valores.
Se a sua empresa tem alguma relação com o comércio de carnes, por exemplo, não faz sentido fazer campanhas apoiando o veganismo.
É fundamental que a campanha escolhida tenha relação com a sua realidade e que traga algum benefício para a sociedade.
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