Assim como outras áreas desse universo, o marketing automotivo também possui as suas características e indicações, sendo necessário entender de que forma ele pode ajudar.
Dentro do mercado em si, é comum ver especialização e segmentação dentro de um mesmo nicho, tornando aquela área de conhecimento ainda mais específica e proveitosa.
O mesmo acontece com o marketing, que deve se adequar a cada realidade em que é inserido, como no caso de empresas de varejo, atacado, vendas simples, complexas, e-commerce e muitos outros.
Não podemos esquecer que dentro dessas categorias ainda existem os tipos de produtos e áreas, como medicina, comércio, cosméticos e muitos outros, como o automotivo.
No entanto, como você deve estar pensando, as estratégias destinadas a uma loja de maquiagem, por exemplo, são totalmente diferentes das usadas em empresas que vendem carros!
Por isso, é muito importante levar em conta o seu mercado de atuação, a segmentação do seu público e também as tendências e caminhos que você pode seguir para ter sucesso ao vender automóveis e contar com a estratégia específica para a indústria automobilística.
Ela envolverá a aplicação de técnicas e táticas de marketing para promover e vender esse mercado dentro da internet, aumentando os resultados e trazendo estratégias que podem fazer toda a diferença no final do mês.
Sem mais demora, veja a seguir as cinco estratégias de marketing automotivo que possuem um grande potencial de sucesso.
Estratégias de marketing automotivo para o seu negócio
Veja a seguir alguns caminhos que usam ferramentas conhecidas pelo digital, mas direcionados para o mercado dos automóveis e surpreenda-se com a quantidade de possibilidades.
Inbound marketing
Dentro do marketing automotivo, é raro não ver estratégias de inbound. Ela se trata de uma abordagem estratégica que visa atrair e envolver os potenciais clientes, especialmente em vendas complexas.
Esse tipo de ação pode envolver diferentes formas, sendo uma das principais a de criação de conteúdo de qualidade para atrair, educar e engajar os usuários a tomarem determinada decisão.
Por ser um universo de itens de maior durabilidade e valor agregado, a tendência é que o funil de vendas tenha diversas etapas e diretrizes para encurtar esse processo.
CRM automotivo
O CRM (Customer Relationship Management) pode ser entendido como um software de gestão de clientes e usuários que em algum momento liberaram seus dados de contato para a empresa.
Esse tipo de sistema não só guarda dados, mas também ajuda a gerenciar e otimizar suas interações com os clientes, melhorar o atendimento e impulsionar as vendas, além de encontrar insights e dados sobre a audiência.
Com o CRM automotivo você pode captar e analisar o histórico de compras, preferências, dados demográficos e até mesmo os principais canais de contato que o público-alvo prefere.
E-mail marketing
O e-mail é um grande aliado do marketing automotivo e pode ser usado em diferentes etapas do funil de vendas.
Seja uma mensagem de boas-vindas após o cadastro do cliente até um pós-venda eficaz ou, se formos mais longe, um e-mail de recuperação de lead inativo.
Os e-mails possuem uma taxa de abertura muito alta, aliada a facilidade de envio das mensagens e mensuração em tempo real.
Pós-venda
Se você acha que o trabalho seu e de sua equipe de vendas acaba quando o cliente pega as chaves do carro, saiba que não é bem assim.
É muito importante entender que a cultura da sua empresa e o treinamento das equipes de atendimento e vendas devem ser focados na experiência completa dos usuários, de forma que o relacionamento continua após a venda.
Entender de que forma o cliente pode ter uma experiência ainda melhor, bem como tirar dúvidas e enviar pesquisas de satisfação, pode ser o caminho.
Redes sociais
Grandes aliadas, não só do marketing automotivo mas também de outros segmentos do mercado, as redes sociais podem trazer oportunidades de venda, melhorar o relacionamento com os usuários e trazer mais proximidade com o público-alvo.
No entanto, não basta criar um perfil no maior número de plataformas possível.
O que mais importa é o planejamento, de forma que é preciso se atentar a escolher a linguagem que será utilizada nos conteúdos, segmentar o público-alvo e pensar na relevância de cada conteúdo que será escrito.
E aí, pronto para começar a dar mais atenção para o marketing automotivo? Por falar nisso, sabia que é possível ter um call center no WhatsApp? Entenda como fazer isso.